quinta-feira, 9 maio 2024

DAE de Santa Bárbara d’ Oeste está a todo vapor

Obras da nova represa avançam e ganham forma, e da nova adutora para Zona Leste estão em fase final 

Foto: Divulgação

A obra da nova represa em Santa Bárbara d’Oeste segue a todo vapor pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município. Com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios, a obra permitirá ampliar em 20% a capacidade de armazenamento de água bruta do município e possibilitar uma estabilidade hídrica por mais 50 anos na cidade.

As etapas da construção civil já se encontram concluídas, como o muro de contenção – conhecido como Gabião – que tem 7 metros de altura e 180 metros de comprimento e a cravação de estacas, que compõem toda a estrutura da fundação da laje de fundo do vertedouro.

A obra compreende a alteamento da barragem da Represa de Cillo, localizada em área rural do município, medida que ampliará em 50% a reserva de água desse manancial, podendo chegar a 3 bilhões de litros. A nova represa, em conjunto com as outras duas (Areia Branca e São Luiz) fará com que o município tenha disponível para o abastecimento público um volume total em mais de 12 bilhões de litros de água.

A obra conta também com uma nova estrutura hidráulica e, por fi m, a elevação do nível de água. Nova adutora para Zona Leste A obra da nova e principal adutora de água tratada para a Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste, segue pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município e encontra-se na fase de interligações no percurso de mais de 8 km de novos tubos, que já se encontram instalados entre a ETA IV (Estação de Tratamento de Água), no Jardim Souza Queiroz, e os reservatórios no Jardim das Palmeiras, via Avenida São Paulo.

Com investimentos da ordem de R$ 11 milhões, por meio de recursos próprios e da utilização de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – Fehidro, a nova rede substituirá a antiga e benefi ciará cerca de 70 mil habitantes dessa região, a qual vem recebendo diversas melhorias no abastecimento de água.

No trajeto, as interligações compreendem os centros de reservação e distribuição de água que atendem os bairros Planalto do Sol, Zabani, Santa Fé, Nova Conquista, Cidade Nova, Esmeralda, Pérola, São Fernando, Loteamento Industrial Antônio Zanaga, Santa Rosa, Turmalinas, Adélia, Cândido Bertini, Vila Dainese, Dona Regina, São Camilo, Chácara São Sebastião, Palmeiras, Parque das Nações, Ferrarezi, Jardim Europa, Frezzarin, Parque Planalto e Jardim dos Manacás. A nova adutora compõe tubos específi cos que atendem normas técnicas para tal função, que é levar água em grande volume com pressões adequadas, além de substituir a antiga que já apresenta desgastes e comprometimento da estrutura em ação do tempo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também