quinta-feira, 9 maio 2024

Melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, segundo pesquisa da revista “IstoÉ”

Água de qualidade, tratamento de esgoto excelente, tranquilidade, emprego, praças revitalizadas, locais para a prática esportiva e eventos culturais foram as qualidades apontadas por quem vive na cidade

A cidade ocupa a primeira posição entre os municípios com população entre 50 e 200 mil habitantes nas questões relacionadas ao tema, segundo pesquisa da revista “IstoÉ” que foi divulgada neste ano.


A bancária Bianca Gomes, de 21 anos, é barbarense de carteirinha e conta que pretende morar na cidade o resto da vida. Ela foi criada em Santa Bárbara d’Oeste, mas não nasceu na cidade. Bianca declara amor  ao município que ela considera o melhor onde morou.

“Gosto muito. Não tenho o que reclamar. Eu gosto de tudo aqui. A água da nossa região é a melhor mesmo. Em relação à cultura tem várias opções para todos os gostos, principalmente alguns eventos que o prefeito faz. As pracinhas são maravilhosas”, relata a bancária

BIANCA GOMES – Bancária

Já o aposentado Joselito Reis, de 51 anos, é nordestino e mora há 15 anos em solo barbarense. Ele aponta a educação e o respeito como marcas registradas desde quando chegou ao município.

“Eu acho muito bom viver. Aqui tem bastante serviço é um lugar que apoia muito os nordestinos para sobreviver, através do esforço que a gente faz. Eles me apoiaram bem quando vim para cá. São pessoas muito educadas e elas merecem o respeito de nós, nordestinos. E, igualmente, recebemos o respeito deles. Não tenho o que falar dos barbarenses. Eles sabem ajudar na hora certa”

JOSELITO REIS – Aposentado


Celso Ricci é contador e tem 46 anos. Ele também nasceu em Santa Bárbara d’Oeste e comenta que “ser barbarense de coração vale a pena”.

“A cidade é maravilhosa, tranquila. Os investimentos aumentaram demais nos últimos anos. A cidade de emprego, segurança, trabalho. Eu acompanho o desenvolvimento todo esse tempo. No comércio está sendo investido. Mesmo na pandemia a qualidade de vida dela aumentou. A parte do esporte e recreação, saúde, de um tempo para cá melhorou muito. Antigamente, falavam que era uma cidade universitária e mudou o raciocínio. Hoje não é mais isso. Empresários investindo e a prefeitura fazendo a sua parte. Estou muito contente. Estamos com o novo projeto de reforma do teatro. Sem dúvida têm eventos, recreações aqui na Praça Central. Eu moro no bairro Residencial Furlan e sempre tem alguma coisa de cultura, lazer e esportes nos bairros. A cidade atrai principalmente, por causa da água. O tratamento de água e esgoto é excelente e você toma água da torneira. Não me gabando, mas eu tomo água da torneira. Está tendo muito loteamento industrial. A área central tem esse desenvolvimento e ao redor da cidade está cada dia melhor. Novas represas sendo construídas. Só gratidão por ser um barbarense nato”, comentou Ricci.

CELSO RICCI Contador


Taxista há mais de 46 anos na cidade, Seu Ernesto Monaro, de 82 anos, comenta ter acompanhado o crescimento da cidade.

“É bom que muita gente vem morar aqui. Eu sei que é porque sou nascido e criado aqui. A cidade desenvolveu muito. Desde quando eu comecei a trabalhar com táxi, a cidade tinha 15 mil habitantes e, hoje, está com quase 200 mil habitantes praticamente”, diz o taxista

ERNESTO MONARO Taxista


A barbarense e biomédica Gabriela Dias, de 28 anos, relatou que frequenta parques e adora passar o intervalo na praça revitalizada.

“É uma cidade tranquila que tem segurança. Tem bastante lazer também. Eu gosto muito de morar aqui. Eu fi z faculdade aqui e é uma cidade muito acessível. Eu gosto de passar a parte do almoço aqui na praça, que é perto do meu serviço. Eu também gosto de ir ao Parque dos Ipês e ao Parque dos Jacarandás, que fica próximo à minha casa”.

GABRIELA DIAS Biomédica


O torneiro mecânico Marcelo Brioschi tem 45 anos e mora na cidade desde quando nasceu.

“Primeiramente, é uma alegria falar sobre Santa Bárbara d’Oeste, pois moro aqui há 45 anos. Sou nascido e criado aqui nesta cidade. Então, posso falar com propriedade. É uma cidade hospitaleira e acolhedora. Típica do interior, onde nós moradores nos sentimos acolhidos. Graças a Deus temos uma água de qualidade e de referência. Ela é considerada uma das melhores do Brasil. Em questão de moradia é um local muito bom para morar. Graças a Deus temos um tratamento de água muito bom. Graças a Deus o nosso prefeito cuida bastante da nossa cidade. Eu me sinto seguro morando aqui. É lógico que em todos os lugares existem problemas, mas a gente percebe aqui que a situação está controlada. Como você pode ver, estamos aqui numa praça (Rio Branco) revitalizada. Aqui nos bairros, temos bastante praças, centros esportivos, acredito que está sendo um trabalho muito bem feito”, disse Brioschi.

MARCELO BRIOSCHI Torneiro mecânico

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também