quinta-feira, 9 maio 2024

Segurança da população barbarense: serviço público é referência na cidade

Ano de 2022, se destaca com um dos maiores investimentos da história da segurança pública barbarense, sendo empregado mais de R$2,7 milhões

Santa Bárbara d’Oeste vem se desenvolvendo como nunca antes e os investimentos nos serviços públicos prestados, se tornou prioridade da Administração Municipal, como mecanismo de apoio ao desenvolvimento.

Na área da Segurança Pública, não tem sido diferente, onde Santa Bárbara se destaca pelos seus grandes investimentos na aquisição de viaturas, armamento, contratação de novos patrulheiros, além do uso da tecnologia para o combate a criminalidade, com implantação e ampliação do sistema de videomonitoramento inteligente.

No ano de 2022, houve um dos maiores investimentos da história da segurança pública barbarense, sendo empregado para Guarda Civil Municipal, como aquisição de novos fardamentos, trajes antitumulto e escudos. Entre as aquisições realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’ Oeste, destacam-se as novas viaturas, modelo Jeep Renegade, Renault Duster e caminhonete S10 cabine dupla 4×4, sendo estes veículos, modernos, ágeis e estruturados para o policiamento e atendimento de ocorrências.

Outro grande destaque, que revela a seriedade e prioridade que a Segurança Pública é conduzida em Santa Bárbara d’Oeste, é a aquisição de armas de alta performance, de uso restrito das forças de segurança. Entre as aquisições bélicas, estão três fuzis modelo 556 e seis carabinas semiautomáticas modelo CTT.40 Taurus.

Tecnologia como aliada da Segurança Pública

Não é de hoje que a tecnologia se tornou aliada da segurança pública. Em meio as ferramentas tecnológicas mais utilizadas na segurança pública, estão às câmeras de monitoramento, dentre elas, as inteligentes, que são capazes de processar informações rapidamente, captando informações em tempo real e podendo detectar diversos acontecimentos, como carros roubados, veículos clonados, dentre outros.

Em Santa Bárbara d’ Oeste, o Prefeito Rafael Piovesan (MDB), tem priorizado a ampliação das câmeras de segurança, que em um curto período de tempo, ultrapassaram a marca de 220 câmeras vigilantes em todo o município. Um grande diferencial, é que a Secretaria Municipal de Segurança Trânsito e Defesa Civil, tem instalado câmeras nas áreas rurais do município, ampliando a segurança nessas localidades.

Cidade mais Segura para se viver

Santa Bárbara d’ Oeste é a cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Instituto “Sou da Paz”. No ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste aparece na 1ª posição. O ranking é produzido a partir de dados públicos oficiais de Segurança Pública (SSP), no Estado de São Paulo, com o Índice de Exposição aos Crimes Violentos 2020 (IECV), calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo/outros, roubo de veículo e roubo de carga).

Reforço na Segurança Pública

Outra conquista para a segurança, foi à contratação de novos guardas municipais. Somente neste ano, houve a formação de duas novas turmas, totalizando 38 novos patrulheiros, que agora, reforçam o patrulhamento em Santa Bárbara d’ Oeste.

Em entrevista exclusiva com o prefeito Rafael Piovesan (MDB), disse que mais investimentos chegarão à Guarda Civil Municipal. Além da atual aquisição de oito viaturas e três motos, o prefeito afirma que até o primeiro semestre de 2023, o número de novas viaturas chegará a 15 veículos.

O prefeito confirmou que uma nova turma de guardas municipais será chamada no ano que vem, sendo a primeira vez, na história da cidade, o chamamento de três turmas em um único concurso.

De acordo com o prefeito Rafael Piovesan, a Segurança Pública está preparada para o enfrentamento de qualquer adversidade: “Em Santa Bárbara oferecemos tudo aquilo que é necessário para o enfrentamento das adversidades com o objetivo de proporcionar qualidade de vida ao cidadão. O investimento em armamentos modernos, possibilita uma maior segurança aos guardas e prepara a corporação para eventuais situações de enfrentamento e confronto, intimidando ainda, as possíveis ações de criminalidade. A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste é uma das pouquíssimas a contar com este tipo de armamento. Alcançamos um patamar que exige de nós ainda mais. E assim faremos!”, destaca o prefeito.

Rafael aproveitou para enfatizar o resultado da pesquisa Instituto “Sou da Paz”: “A nossa cidade é a mais segura do Estado de São Paulo, de acordo com o conceituado Instituto Sou da Paz, e apresentou, em 2021, o menor número de roubos nos últimos 20 anos. Tudo isso ocorre em virtude dos constantes investimentos e aperfeiçoamentos que realizamos na Guarda Municipal, corporação fundamental no combate à criminalidade”, finaliza Piovesan.

Para o Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, a segurança pública municipal está vivendo um novo momento, tempo de investimento jamais realizado antes, “O investimento em logística e em cursos para os guardas municipais reflete e retrata o respeito que a Administração Municipal tem com os responsáveis pela segurança pública. Agradeço ao prefeito Rafael Piovezan pelos investimentos históricos na Segurança Pública de Santa Bárbara e pelo olhar especial que tem pela Guarda Civil Municipal, proporcionando melhores condições de trabalho”, disse Gobbi. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também