sábado, 20 julho 2024
ENTREVISTA

Chico Sardelli destaca geração de empregos e investimentos em várias áreas

Em entrevista exclusiva à Rede TodoDia, prefeito faz balanço positivo das ações da Administração Municipal nos 148 anos de fundação de Americana
Por
Redação
Foto: Divulgação

Em entrevista à Rede TodoDia, o prefeito Chico Sardelli destacou a geração de empregos e os investimentos em educação, saúde e saneamento que sua gestão vem realizando nos últimos anos. Ele aposta na diversificação do parque fabril da cidade.
“Nós estamos trabalhando em cima, sim, da diversificação do parque têxtil da cidade, mas também buscando fortalecer as indústrias que sempre fizeram parte da nossa história na cidade”, disse Chico.

O prefeito também destacou as conquistas de Americana na área ambiental, como a certificação do programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado, entre outras.

Confira os principais trechos da entrevista exclusiva concedida ao apresentador da TV TodoDia, Danilo Bueno.

TODODIA: Americana está completando 148 anos de fundação e hoje nós vamos conversar com Francisco Antônio Sardelli, Chico Sardelli, o empresário do ramo têxtil, foi presidente do Rio Branco Esporte Clube entre os anos de 1989 a 1991, estando à frente da agremiação quando teve o acesso do clube para a primeira divisão do Campeonato Paulista. Foi suplente de deputado federal, assumiu como deputado federal, também foi eleito depois deputado federal e deputado estadual por três mandatos. E na última eleição foi eleito prefeito de Americana com 40.014 votos. Obrigado por receber a equipe de jornalismo da Rede TodoDia.

CHICO SARDELLI: Eu é que agradeço, Danilo, pela oportunidade, quero parabenizar a Rede TodoDia de Comunicação por bons serviços prestados à nossa comunidade. Estou muito bem entusiasmado no nosso trabalho como prefeito, eu que busquei há muito tempo essa possibilidade, foram cinco eleições para prefeito, ganhei na quinta. E nós estamos trabalhando, fazendo o possível para deixar uma cidade um tanto quanto melhor.

Ótimo. E prefeito, Americana por muito tempo escreveu o seu nome como sendo um importante player do setor têxtil, tendo sido importante produtor de tecidos que vendia nacionalmente, que também exportava para toda a América Latina. Em razão disso, veio o apelido carinhoso de Princesa Tecelã. E com a globalização a cidade acabou diversificando a sua economia, e nós hoje temos ainda essa tradição têxtil que até recentemente recebemos, a maior feira do segmento, contribuindo com essa identidade histórica. Hoje nós temos outros segmentos fortalecidos também na cidade, mas o têxtil se mantém, por conta até mesmo dessa tradição. Como é para o senhor essa identidade histórica da cidade, como que Americana lida com esse aspecto histórico?

Bem, Americana continua na luta. Nós apresentamos um projeto antes de nos elegermos prefeito, que era revitalizar. Nós íamos trabalhar na busca de novos empregos, lógico, estamos trabalhando, mas não podemos esquecer quem efetivamente escreveu a história da cidade de Americana, que foram basicamente esses empresários do ramo têxtil, gerando emprego e renda na cidade. Dez mil novos empregos foram criados durante o nosso mandato até hoje. Mais de 600 empresas em uma série de segmentos que buscaram e procuram Americana para poder investir, para poder pôr o seu negócio. E nós estamos trabalhando em cima, sim, da diversificação do parque têxtil da cidade, mas também buscando fortalecer as indústrias que sempre fizeram parte da nossa história na cidade.

E um outro ponto importante é o turismo. Americana atualizou o Plano Diretor de Turismo para buscar também recursos do Governo Estadual e do Governo Federal e se fortalecer nessa área, tanto no turismo de negócio quanto no turismo de lazer. E o que o município pode esperar para esse setor aí de diversão, de turismo de negócios?

Pode esperar a nossa atenção, como nós temos dado. Nós criamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma secretaria que tem feito um bom trabalho, o nosso secretário Rafael de Barros. E, logicamente, nós temos incentivado o turismo comercial, como você bem citou, que fez parte da história da cidade de Americana. E agora nós estamos ampliando esse leque, indo por pontos importantes no turismo da cidade de Americana, como Parque Ecológico, Jardim Botânico e tantos outros pontos importantes da cidade. Nós viemos de uma pandemia, que segurou muito o desenvolvimento e deixou também uma cidade triste, com a autoestima baixa, assim como foi no Estado, no País e na nação. E nós cuidamos, demos conta e hoje Americana, passado esse momento, começa a voltar a sorrir. Sorrir na sua saúde, com o trabalho, com a abertura do UNACOM, com 650 cirurgias oncológicas por ano, 6 mil procedimentos quimioterápicos por ano, seis postinhos abertos, a UPA São José 24 horas por dia. Até o final do ano que vem, todas as UBSs reformadas e entregues, o núcleo de especialidade novo dentro do hospital, a maternidade também vai ter uma reforma completa, a Ala 3 do hospital… Enfim, nós estamos trabalhando para dar uma segurança maior a quem aqui vive, seja na educação, seja na saúde, a esse povo maravilhoso que é o povo americanense.

Americana sofreu bastante com a perda de empregos durante o período da pandemia, mas, como o senhor mencionou agora há pouco, o município já conseguiu resgatar, recriar mais de 10 mil empregos. E também houve a atração de novas empresas, como, por exemplo, uma montadora de aeronaves aqui no município. E tem também o hub de inovação, que é a aproximação que a gestão está fazendo junto das universidades presentes aqui na cidade. Como que é essa diversificação econômica?

Bem, ela é muito importante, Danilo, na diversificação, principalmente do parque têxtil da cidade de Americana. Como eu acabei de dizer, a Tecnam é uma empresa de tecnologia italiana que está montando aqui na cidade, gerando 60 novos empregos, aproximadamente, na área da aeronáutica e no aeroporto municipal. Nós temos 300 mil metros, que foi uma doação do governo do estado, que eu, como deputado estadual, consegui junto ao governador que nós tivéssemos essa área para poder ampliar, modernizar, dar todas as condições para que seja efetivamente um polo atrativo para a cidade de Americana e também da região. E nós tivemos uma feira nesses dias atrás com mais de 100 aeronaves expondo aí os seus produtos e os seus trabalhos, seja na área de montagem industrial como também de prestação de serviço. E tudo isso leva o trabalho em função da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi criada única e exclusivamente para buscar investimentos, incentivos para a cidade de Americana, gerando emprego, tecnologia e renda.

Prefeito, tudo isso só é possível se a gente tem como base a educação. Sua gestão tem investido bastante na educação. Com a implantação das lousas digitais, as aulas de robótica, agora recentemente também o convênio com o Google Education para a preparação dos professores e também dos assistentes, a contratação de novos professores e também até no ensino musical, escola de música Heitor Villa-Lobos, ampliando o número de alunos. Essas novas competências são importantes para a formação da criança de hoje e o profissional de amanhã?

Com certeza absoluta. Hoje nós estamos dando um investimento na educação que nós não perdemos para muitas escolas particulares, não. Americana tem tido uma qualidade, uma educação de ponta, capitaneada pelo Vinicius Ghizini, secretário de Educação, sala maker, Google Education, lousas digitais e tantas outras coisas. Limpeza das escolas, reforma das escolas, dinheiro para que os centros das escolas, a referência dos pais lá para poder fazer as reformas necessárias, dinheiro direto na escola. Enfim, nós estamos fazendo tudo isso para poder facilitar e dar uma condição ímpar para que as nossas crianças sejam bem preparadas para o futuro. E teremos novidade na área da educação em breve em Americana.

E também teve a entrega de uma modernização no Observatório Municipal de Americana, que agora conta com equipamento digital e também é importante para o incentivo às crianças e aos jovens gostarem da ciência, se apaixonarem também pela astronomia. Tudo isso são melhoras que contribuem na formação do indivíduo.

A qualidade de vida das pessoas. Eu estava dizendo no meu discurso que é muito importante você investir na segurança, na educação, na saúde, no bem-estar da comunidade, mas nós não podemos esquecer de tão não menos importante, efetivamente, a arte, a ciência, a tecnologia de ponta, o esporte e o lazer. E hoje eu estou muito feliz, acabamos de chegar da inauguração do novo planetário e telescópio. Americana é referência, uma das primeiras do Estado nessa questão. Então você vê que Americana também se preocupa com a ciência, com tecnologia de vanguarda. Tudo isso para quê? Para preparar, basicamente, a nossa futura geração de crianças que estão vindo nesse momento, se aprimorando, crescendo, estudando, sendo bem guiadas para ter um futuro próspero e fazendo com que a cidade progrida também.

Muito se fala hoje, Chico, sobre o crescimento respeitando o meio ambiente. Você tem uma longa trajetória em defesa do meio ambiente, com pautas voltadas para os cuidados, para o saneamento básico. E Americana, recentemente, investiu na captação do esgotamento sanitário ali na região da Gruta Dainese, o que deixa o município próximo dos 100% de coleta e destinação de esgoto. O que significa esse cuidado no meio ambiente para você que tem essa trajetória?

Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida das pessoas, é dar saúde, é você cuidando, gerando muitas coisas importantes na questão ambiental, e eu não tenho dúvida. Nós temos, você citou bem, na Gruta Dainese, teremos o esgoto recolhido em 100%. Estamos lutando com a questão dos municípios que estão a montante, que despejam o seu esgoto aqui na nossa Praia Azul, fazendo com que a nossa represa seja um penicão das cidades que vêm para cima. Então, nossa briga continua, é uma briga que não é fácil, porque não depende única e exclusivamente da cidade de Americana, mas a cidade de Americana também tem sua responsabilidade. Nós temos o nosso passivo também, que nós estamos tentando da melhor forma equacionar, resolver e avançar na questão ambiental.

O senhor disse agora há pouco a respeito da segurança, que é importante cuidar da segurança. E a Guarda Municipal de Americana foi bastante valorizada nessa administração, recebeu muitos equipamentos, não apenas viaturas, mas também capacitação dos patrulheiros, teve modernização do armamento. O que a Guarda Municipal, que é uma das primeiras do Brasil, significa para você?

Olha, Danilo, a Guarda Municipal presta um trabalho de segurança pública na cidade. Não se faz segurança pública mais sem o trabalho das guardas municipais. Bem, muito bem guiada pelo nosso comandante Marco Aurélio, que tem tido um trabalho, um carinho, uma responsabilidade com a segurança pública de Americana. O programa Muralha Digital: nós vamos monitorar, videomonitoramento da cidade inteira. O cidadão entrou [na cidade], já detecta a placa, pegando todos os dados, se é um veículo que foi produto de furto ou não, se tem problema ou não, já se comunica entre si. E Americana, nesse quesito, não tenho dúvida nenhuma, que é uma das cidades mais bem aparelhadas para fazer essa segurança. Veículos novos, mais baratos, condição de trabalho, pessoal trabalhando com vontade. E eu, quando dos meus mandatos, fui presidente da frente parlamentar em defesa das guardas municipais. Então eu conheço o trabalho das guardas municipais. E hoje acho muito importante o trabalho desenvolvido por ela, através do capitão Marco Aurélio e de toda a sua equipe.

E um outro ponto importante também é falar da infraestrutura. A cidade recebeu bastante investimento na infraestrutura, especialmente falando na recuperação das vias urbanas.

As malhas viárias.

Exato. Como que foi esse processo? Teve bastante parceria com alguns deputados, também com o governo do estado.

Estamos tendo toda essa reestruturação, um trabalho muito sério da Secretaria de Obras. Nesse sentido, nós aplicamos já 415 mil metros quadrados de asfalto na cidade, novo asfalto na cidade. É lógico que tem muito. Há muitos anos não se fazia. Cada um fez a sua parte e agora está tocando a mim como prefeito, Odir como vice, tocar essa questão da malha viária, que eu uso, sei da necessidade do recapeamento, do tratamento do asfalto de Americana. Então peço até um pouco de paciência à comunidade. Tudo não vai dar para fazer, mas nós estamos trabalhando para alcançar o máximo possível e dar segurança àqueles que transitam e andam pela cidade de Americana. Isso foi fruto de um trabalho muito forte dos deputados estaduais e federais. Foram mais de R$ 120 milhões investidos em emendas parlamentares, recursos do governo, seja ele federal ou estadual. Temos muito a fazer ainda, mas estamos trabalhando nesse sentido.

Prefeito, para a gente finalizar, o que o senhor gostaria de deixar de mensagem para a população americanense que nos acompanha, nesses 148 anos de aniversário da emancipação política da cidade?

Antes de ir para a resposta final, eu gostaria de dizer também que esqueci de dizer, na questão ambiental, que Americana é a mais avaliada da nossa microrregião no programa Município VerdeAzul. Trabalho muito bem feito pelo Fábio de Oliveira, secretário de Meio Ambiente, e toda a sua equipe, dando uma condição de meio ambiente melhor para a nossa cidade. Isso quer dizer que nós estamos no caminho certo e Americana vai sorrir também para o meio ambiente. Eu gostaria de agradecer a oportunidade, Danilo, a todos os profissionais da TV TodoDia, a rede de comunicação da nossa cidade de Americana, agradecendo, pedindo apoio da população, da comunidade, agradecendo a paciência que tem tido. Problemas existem, mas também tem soluções e nós estamos trabalhando positivamente em busca de entregar uma cidade melhor, sorrindo efetivamente por tudo isso que está acontecendo de bom através da nossa administração. Gostaria de agradecer a todos os munícipes que fazem parte desse momento de aniversário de 148 anos de vida da nossa querida cidade de Americana. Americana, te amo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também