Home Cidades Esperança move idosos no 1º dia de vacinação

Esperança move idosos no 1º dia de vacinação

Vacinação prossegue ao longo dessa semana, das 8h às 15h nas UBSs e das 8h às 19h no drive thru
by Leon Botão

As prefeituras de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré começaram ontem a vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 90 anos. Após milhares de profissionais da saúde e centenas de moradores de asilos, o público geral começou a receber as doses em diversos espaços – unidades de saúde, drive thrus e até ginásios esportivos – mas com um só sentimento: esperança.

Apenas Americana divulgou um balanço preliminar da vacinação Ontem. Foram 388 doses aplicadas na cidade até as 15h, sendo 228 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 160 no drive thru, localizado em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos. A vacinação continuou no local até as 19h e prossegue ao longo dessa semana, das 8h às 15h nas UBSs e das 8h às 19h no drive thru.

Segundo estimativa da prefeitura, são esperados cerca de 800 idosos na faixa acima dos 90 anos. Ou seja, em apenas um dia, metade da meta foi alcançada.

“A campanha transcorreu normalmente, sem aglomerações ou atrasos. Por enquanto não haverá nenhuma alteração no formato já divulgado”, informou a prefeitura, em nota.

Uma das vacinadas no drive thru foi Aldevina dos Reis, 93, levada ao local pela neta Renata Rodrigues, que fez questão de registrar o momento com o celular para mandar para os familiares.

“Fico superfeliz, vou até mandar foto para a família, porque está todo mundo torcendo, esperamos que logo chegue a nossa hora também. A gente fica bastante feliz, a gente quer proteger os nossos, né?”, disse a neta.

Com o início da vacinação dos idosos, conforme os últimos balanços, Americana ultrapassou ontem a marca de 5 mil pessoas vacinadas.

O clima de esperança também tomou conta da vacinação em Hortolândia, que aplicou as doses em esquema de drive thru no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). O município irá divulgar o balanço de idosos vacinados hoje.

Otília Gomes, 90, foi uma das primeiras a receber a vacina e incentivou o público a se vacinar. “Que todas as outras pessoas também recebam a vacina para acabar com essa doença tão sofrida”, disse.

O marceneiro Paulo Sérgio Rodrigues fez questão de levar o pai, José Rodrigues, 90, ao CCMI logo no primeiro dia. “Eu disse para ele que a vacina é importante para ficar imunizado contra a doença. Ele está esperançoso”, contou.

Quem também contou com a ajuda dos familiares para comparecer à vacinação foi Terezinha Soares, 93. “Agora que recebi a vacina, espero poder viver mais 93 anos”, adiantou.

Em Nova Odessa, foram vacinadas 240 pessoas ontem, entre idosos com mais de 80 anos e profissionais que atuam em UBSs.

Os idosos do município estão sendo vacinados no ginásio do Santa Rosa por meio de convocação após realização do cadastro no site da prefeitura. Para esta terça, mais 60 idosos serão vacinados. A cidade chegou à marca de 877 pessoas vacinadas.

Sumaré também iniciou a vacinação ontem, mas não informou balanço de vacinados. A aplicação segue nos pontos de vacinação espalhados pelas regiões da cidade das 9h às 17h.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This