O 4º Festival Infantil da Abadá Capoeira acontecerá no próximo dia 3 de novembro, às 8h, no Jardim Botânico, em Americana.
Segundo o instrutor Índio, como evento é anual e tornou-se uma atividade fixa no calendário, a Abadá (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) participa deste festival todos os anos, e nesta 4ª edição a expectativa é que as crianças participem.
“Bastante alunos que já participaram nos outros anos, estão participando novamente, vão trocar de graduação. É importante ver que é um trabalho que se renova todo ano, que funciona, os pais acreditam e a gente está investindo nisso”, relata Índio.
O instrutor também explica como é a preparação das crianças para participarem do festival e os benefícios do esporte.
“É um trabalho que acontece durante o ano todo, eles fazem aula semanalmente. É uma capoeira mais lúdica, uma capoeira para a idade deles, para a faixa de idade deles. Temos alunos desde um ano e meio, até nove anos que vão participar desse festival. É uma idade bem gostosa de se trabalhar, a criança se diverte, brinca de capoeira mesmo. Então, vai ajudar eles na coordenação motora, no equilíbrio, a ganhar força, noção de espaço, de tempo. Ajuda muito na disciplina, trabalhamos também a musicalidade, a parte histórica da capoeira”, enfatiza Índio.
De acordo com o instrutor, alguns desses alunos já estão desde o primeiro evento. Ele comentou que tem um aluno que começou a fazer capoeira com dois anos de idade e hoje já está com seis, e participa todos os anos do festival.
“Eu trabalho com criança aqui em Americana desde 2016, com o ministro Wallace. E chegou uma hora que tive a necessidade de fazer eventos, produzir, mostrar mesmo o trabalho. Aqui em Americana fica meu convite, é gratuito, é um show de capoeira. Vai ter maculelê, samba de roda e também vai ter a troca de cordas das crianças, prestigiem”, convida o instrutor.