sexta-feira, 24 maio 2024

Alemanha tem queda inédita na fase de grupos

FOLHAPRESS | RÚSSIA
Derrotada por 2 a 0 pela Coreia do Sul ontem, a Alemanha está eliminada da Copa do Mundo da Rússia. Suécia e México, que se enfrentaram no mesmo dia, com vitória por 3 a 0 para os suecos, ficaram com as vagas do Grupo F.

A eliminação alemã na fase de grupos é acontecimento inédito na história do país.
A única vez que a equipe caiu na primeira fase de uma Copa do Mundo foi em 1938, quando o modelo do torneio era diferente e já começava com jogos eliminatórios.

Na época, a equipe empatou na estreia contra a Suíça e um jogo de desempate foi marcado. Na segunda partida, os suíços venceram por 4 a 2 e tiraram a Alemanha do Mundial.

Neste Mundial, os alemães foram eliminados marcando somente dois gols, ambos na vitória por 2 a 1 sobre a Suécia. Além disso, registraram diante dos sul-coreanos o quarto jogo seguido em Copas do Mundo sem marcar um gol sequer no primeiro tempo.

A última vez que a Alemanha fez gols na etapa inicial no torneio foi na semifinal de 2014, quando foi para o intervalo vencendo o Brasil por 5 a 0. O jogo terminou em 7 a 1 e os europeus foram à decisão, na qual bateram a Argentina, 1 a 0, com gol de Mario Götze nos acréscimos.

O JOGO
O placar permaneceu 0 a 0 durante quase todo o jogo na Arena Kazan. Um gol a favor da Alemanha era suficiente. E o frio time germânico tentava. Mas o suspense virou contra os protagonistas da partida, que tiveram a bola nos pés mais de 70% do tempo e não marcaram.

Um erro defensivo fez a bola chegar aos pés do zagueiro Kim Young-gwon. Aos 47 minutos do segundo tempo, ele estufou as redes de Neuer. O drama continuou porque a jogada só foi validada com auxílio do árbitro de vídeo.

A Alemanha desesperada partiu para o ataque. Inclusive o goleiro Neuer, que abandonou seu gol. Eis que um contra-ataque asiático chegou ao atacante Son. Com velocidade, ele alcançou a bola pela esquerda e rolou para o gol vazio. Se na véspera o técnico sul-coreano, Taeyong, havia dito que só havia 1% de chance de vencer os campeões do mundo, a projeção estava virando 100%.

“A decepção é enorme”
O técnico da seleção da Alemanha, Joachim Low, afirmou que seu time não mereceria a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Os alemães acabaram na última colocação do grupo F.

“No momento é difícil dizer (por que fomos eliminados). A decepção de sermos eliminados é enorme. Não mereceríamos ganhar a Copa do Mundo mais uma vez, não mereceríamos nos classificar para as oitavas”, declarou o treinador da seleção alemã.

“Nossa equipe, neste jogo, perdeu a facilidade de jogar e a classe que normalmente exibimos. O dinamismo que levou às oportunidades de gols também não estava lá, então merecemos ser eliminados”, acrescentou o treinador.

Goleiro fala em melhor jogo 
O zagueiro Kim Young-gwon marcou o primeiro gol da Coreia

O Goleiro sul-coreano, Jo Hyeon-woo disse que fez o melhor jogo de sua carreira e revelou um choro do time quando descobriram que também acabaram fora da Copa.

“Eu nunca fiz um jogo perfeito como esse antes, em toda a minha carreira. Mas não estive sozinho. Todos os jogadores da Coreia, e também o técnico, estavam jogando para o povo coreano, todos nós nos tornamos um para o povo coreano. Foi somente após a partida que percebemos a pontuação e, claro, ficamos desapontados, e é por isso que muitos de nós choramos”, disse Jo Hyeonwoo.

O resultado deixou a Alemanha com apenas três pontos. Suécia e México terminaram a primeira fase com seis, se classificaram. Já a Coreia do Sul, também com três pontos, ficou em terceiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também