sexta-feira, 19 abril 2024

Campeão 2 vezes em 24h, Flamengo entra para história

Campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores no mesmo fim de semana, o Flamengo finalmente colheu os primeiros frutos polpudos da reestruturação financeira pela qual passou nesta década. A confirmação do título nacional veio neste domingo, sem entrar em campo, após o Palmeiras perder do Grêmio pela 34ª rodada. Treze pontos à frente dos alviverdes e do Santos, os rubro-negros não podem mais ser ultrapassados até a 38ª rodada. 

Com o heptacampeonato, o Flamengo empata com o Corinthians em número de conquistas do Nacional. A taça de 2019 se junta às de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009 na sala de troféus do clube carioca. O Palmeiras tem 10, e o Santos, 8. Após um período de contenção de gastos, o clube ganhou poder de investimentos bem superior ao da maioria dos concorrentes, mas não vinha transformando isso em conquistas expressivas. 

Com o elogiado elenco montado para a temporada 2019 e o também aclamado trabalho do treinador português Jorge Jesus, vieram as primeiras grandes taças. A principal delas foi erguida no Peru pelo presidente Rodolfo Landim, mas a mudança começou com seu antecessor, Eduardo Bandeira de Mello. 

Símbolo do Flamengo de saúde financeira e de decepções na busca pelos principais objetivos esportivos, Bandeira assumiu o clube em 2013 e encontrou situação complicada. Acumulou frustrações em campo e foi criticado pela condução do departamento de futebol, mas, ao fim de seu segundo mandato, no final de 2018, entregou a agremiação a Landim em outro estado. 

FESTA 

A festa de comemoração do título da Libertadores, que começou na manhã do domingo (24) com a presença de milhares de torcedores flamenguistas na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio, terminou em confusão. 

O caminhão aberto em que a equipe rubro-negra desfilava desde o início da tarde, diferentemente do que a torcida esperava, virou em uma rua menor em vez de seguir até o monumento Zumbi dos Palmares. 

Nesse momento, por volta das 16h15, a polícia começou a jogar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o público, e se iniciou a correria e o empurra-empurra. Flamenguistas revidaram com chinelos, latinhas, garrafas, pedras que retiravam das calçadas, pedaços de pau e fogos de artifício. 

Mesmo com a maioria dos torcedores se dispersando, a confusão e as bombas continuaram. O que se seguiu foram vários conflitos espalhados pela avenida Presidente Vargas. Mas a festa rubro-negra continuou pelas ruas do Rio.

FOCO AGORA É O MUNDIAL 

Campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão, o Flamengo começa a respirar os ares da disputa do Mundial de Clubes, competição que forçará ajustes no calendário do elenco rubro-negro. A participação nessa competição, porém, interfere automaticamente em seus planos para a próxima temporada. 

Como a disputa no Qatar será concluída no dia 22 de dezembro, os jogadores terão férias até a penúltima semana de janeiro, um mês depois. Com os dias ainda previstos para a pré-temporada, a ideia da diretoria é que o time flamenguista da Copa São Paulo represente os profissionais nas rodadas iniciais do Carioca. 

Se os rubro-negros não forem à final em Doha, este calendário sofrerá alterações. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também