A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro e uma das mais prestigiadas do mundo. Nas pistas onde a competição é acirrada, há uma equipe que está escrevendo sua história e levando o nome da cidade de Americana em destaque no cenário nacional e internacional, a TMG Racing.
Sendo uma das grandes forças das pistas no país, a empresa constrói sua trajetória desde o ano de 2003, vinda de São Paulo para o interior. Depois de transições administrativas e comerciais, a equipe atualmente é comandada pelo engenheiro mecânico Thiago Meneghel.
“Apesar de eu não ter nascido em Americana, eu tenho muita ligação com a cidade, a família da minha mãe é toda daqui. Desde que eu entrei (em 2012), nós decidimos continuar com a equipe aqui”, contou Meneghel.
Desde o início de sua trajetória, a TMG Racing sempre esteve na Stock Car e com o passar dos anos foi expandindo a sua atuação no automobilismo. Neste momento, por meio de uma parceria com a Crown Racing, a equipe possui quatro carros na maior categoria brasileira.
Em 2018, a TMG estreou na Endurance Brasil e já conquistou o título na primeira temporada. Desde 2022 também integra a Fórmula 4, uma categoria destinada à formação de pilotos jovens oriundos do kart.
FELIPE MASSA É DA TMG RACING
O que torna a equipe americanense ainda mais especial é a presença de um dos pilotos mais reconhecidos e talentosos do automobilismo mundial: Felipe Massa. O atleta, que já encantou o mundo com suas performances na Fórmula 1, agora está acelerando nas curvas da Stock Car.
Essa é a segunda temporada de Massa com a TMG. O início foi de adaptação, mas agora as coisas estão avançando e o título é um objetivo. “É uma categoria muito difícil. O carro é diferente, com pouca visibilidade, um carro mais pesado do que ele (Felipe Massa) estava acostumado. Da segunda metade do ano para cá, ele vem somando muitos pontos, está em uma sequência de seis pódios seguidos e é um dos favoritos na briga pelo campeonato”, explicou Thiago Meneghel.
O MECÂNICO DA TMG QUE GANHOU UM PRESENTE ESPECIAL DE FELIPE MASSA
Recentemente, a TMG Racing ganhou destaque no noticiário de todo país depois que Felipe Massa presenteou um dos mecânicos da equipe, André Gayola Junqueira, o Decão, com um troféu conquistado pelo próprio Massa na corrida de sprint da 3ª etapa da Stock Car.
Apaixonado por automobilismo desde criança, Decão é portador do espectro autista, tem 20 anos, visitava a TMG desde 2014, como torcedor, e agora trabalha na equipe. O vídeo da entrega do troféu foi publicado nas redes sociais de Felipe Massa e aconteceu por conta de uma aposta.
“Eu falei que tinha feito o setup do carro dele e ele gostou para caramba disso. E aí eu apostei com ele: quer apostar quanto que você vence ou chega no pódio? Ele acabou chegando no pódio e eu acabei ganhando o prêmio”, contou Decão.
O jovem descreveu a sensação de receber o reconhecimento de um profissional tão importante do automobilismo brasileiro. “Representou muito para minha carreira. O respeito que eu tenho com ele é muito legal, eu o admiro desde quando estava na Fórmula 1 e eu sempre sonhei que um dia eu ia trabalhar com ele”.
Meneghel conta que é admirável a paixão e a dedicação de Decão pelo automobilismo. “Espero que ele esteja muitos anos com a gente, podendo se desenvolver e desenvolver uma carreira dentro do automobilismo”, comentou.
Com o sonho de se tornar engenheiro, Decão aspira permanecer na TMG e conquistar vários campeonatos da Stock Car. Sua abordagem gentil e cheia de boas intenções reflete seu marcante lema de vida: “Respeito é a base de tudo. Se você não tiver respeito, nada de bom acontece na sua vida. Então respeite e escute bem as pessoas”.