Convocado para a Copa do Mundo, Éderson marcou primeiro gol como profissional em Americana
Volante da Atalanta marcou pela primeira vez como profissional no Estádio Décio Vitta, em 2017, quando atuava pelo Desportivo Brasil
Convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 após o corte do lateral-direito Wesley, o volante Éderson tem uma ligação especial com Americana. Foi no Estádio Décio Vitta que ele marcou seu primeiro gol como profissional, em 2017, quando ainda defendia o Desportivo Brasil.
Natural de Campo Grande (MS), Éderson foi revelado pelo Desportivo Brasil, de Porto Feliz. O jogador, hoje na Atalanta, da Itália, chegou ao clube em 2013 e fez toda a formação nas categorias de base. Nesse período, teve também uma passagem internacional por empréstimo ao Shandong Luneng, da China, e foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.
Em 2017, aos 17 anos, estreou pelo time principal do Desportivo Brasil na Série A3 do Campeonato Paulista. Seu primeiro gol como profissional saiu justamente no Décio Vitta, no empate por 1 a 1 com o Rio Branco, pela 17ª rodada da competição, em Americana.
Trajetória até a Seleção e o mercado europeu
Depois de se destacar com a camisa do Desportivo Brasil, especialmente no Campeonato Paulista Sub-20 de 2018, o meio-campista foi emprestado ao Cruzeiro. A partir daí, consolidou-se no cenário nacional com passagens por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza.
No futebol europeu, Éderson atuou pela Salernitana, da Itália, antes de chegar à Atalanta, onde se firmou como titular e chamou a atenção de clubes de grandes centros. Segundo veículos esportivos da Inglaterra e da Itália, o volante deve trocar a Atalanta pelo Manchester United na próxima janela de transferências, em negócio avaliado entre 45 e 50 milhões de euros, algo entre R$ 263 milhões e R$ 292 milhões na cotação atual.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Palmeiras e Grêmio vencem e abrem vantagem na semifinal da Copa do Brasil
Verdão derrotou o Vasco por 1 a 0, enquanto o Tricolor gaúcho fez 2 a 0 sobre o Atlético-MG nos jogos de ida
Kimi Antonelli é o campeão mais jovem da história da Fórmula 1
Italiano conquistou o título aos 20 anos, no GP do México, e superou recorde de Sebastian Vettel, que era o mais jovem campeão desde 2010
Cruzeiro reage após sair atrás por 3 a 0 e conquista a Libertadores nos pênaltis
Após empate por 4 a 4 no tempo normal, equipe mineira venceu o Corinthians por 5 a 4 nas cobranças e conquistou o torneio pela primeira vez
