sábado, 20 abril 2024

Copa América e Eurocopa são adiadas para 2021

A Copa América de 2020, que seria disputada de junho a julho na Argentina e na Colômbia, foi adiada para 2021 em razão da pandemia de coronavírus. A Eurocopa, o torneio de seleções europeias que estava previsto para o mesmo período da Copa América, também foi transferida para o ano que vem.

As decisões foram tomadas ontem (17), em reuniões por videoconferência da Conmebol (confederação sul-americana) e da Uefa (entidade que comanda o futebol europeu) com as federações dos países de seus respectivos continentes.

A possibilidade de transferir os eventos para o ano que vem ganhou força nos últimos dias, já que, com os torneios nacionais e continentais de clubes da Europa paralisados, não haveria tempo de terminar a temporada 2019/2020 até 12 de junho, data inicialmente marcada para o início tanto da Copa América quanto da Eurocopa.

A Uefa e os clubes da Europa trabalham com a possibilidade de terminar suas ligas que foram interrompidas durante o próximo verão europeu, ou seja, ainda em 2020. Para isso, é claro, dependem do controle da pandemia.

Um grupo especial de trabalho foi montado pela confederação europeia para estudar de que forma esses campeonatos e as competições continentais como a Champions League e a Liga Europa poderão ser finalizadas.

MUNDIAL DE CLUBES

Na esteira dos adiamentos da Euro e da Copa América, a Fifa anunciou também nesta terça que o novo Mundial de Clubes, cuja primeira edição estava prevista para 2021, também precisará ser adiado, já que os torneios continentais da América do Sul e da Europa passaram para o ano que vem.

A decisão sobre o torneio foi anunciada em um comunicado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, que convocou uma reunião por videoconferência para esta quarta-feira (18) com representantes das confederações para discutir os adiamentos. Entre eles, o do Mundial, analisando a viabilidade de realizá-lo em 2021, 2022 ou 2023.

Na nota, Infantino também diz que espera poder readequar o calendário mundial do futebol até o fim de abril, “se as circunstâncias permitirem”.

De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, o novo torneio de clubes, que será disputado na China, reunirá 24 clubes, entre eles oito europeus e seis sul-americanos.

A Eurocopa deste ano seria a primeira da história a ser realizada em mais de um ou dois países, com jogos espalhados por 12 cidades diferentes: Amsterdã, Baku, Bilbao, Bucareste, Budapeste, Copenhague, Dublin, Glasgow, Londres, Munique, Roma e São Petersburgo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também