sexta-feira, 3 maio 2024
MAJESTOSO

Corinthians e São Paulo começam a briga pela final da Copa do Brasil nesta terça-feira

Em momentos diferentes, mas com o mesmo objetivo, o Majestoso marca um Timão irregular, mas firme nos mata-matas, e um Tricolor mais consolidado e com sequência de bons resultados
Por
João Victor Viana
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Terça-feira (25) histórica para o futebol paulista e nacional. O majestoso entre Corinthians e São Paulo marca a abertura das semifinais da Copa do Brasil 2023. A bola rola às 21h30, na Neo Química Arena, em Itaquera.

Fazendo o primeiro jogo como mandante, o Corinthians vive situação que não está acostumado nesta edição da Copa do Brasil. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo superaram as três últimas fases na disputa de pênaltis, contra Remo, Atlético-MG e América-MG, decidindo em seus domínios. Agora, vão precisar confirmar a vaga no campo adversário para chegarem a final.

A equipe não vive bom momento no Campeonato Brasileiro, mas vem obtendo êxito nos mata-matas. Na semana passada, superou o Universitario, do Peru, nos playoffs e confirmou a participação nas oitavas de final da Sul-Americana. E no sábado (22), empatou sem gols com o Bahia, e segue amargando a 15ª posição na tabela da principal competição nacional, perto do Z4.

Já pelo lado Tricolor do confronto, os ares estão bem menos turbulentos. Mesmo vindo de derrota para o Cuiabá, fora de casa, por 2 a 1, o time do Morumbi ocupa o 6º lugar no Brasileiro, e já está confirmado nas oitavas da ‘Sula’.

Em busca da conquista inédita, o São Paulo, que neste ano já eliminou Ituano, Sport e Palmeiras, tenta chegar a sua segunda final na história, a primeira foi em 2000, contra o Cruzeiro.

Histórico recente

Neste ano, já foram dois confrontos entre as equipes. Pelo Paulistão, o Corinthians venceu por 2 a 1, em pleno Morumbi. Gols de Adson, duas vezes, e Luciano para os donos da casa.

O Majestoso mais recente foi pelo Brasileirão, em maio, quando empataram em 1 a 1, na Neo Química Arena. Gols de Michel Araújo e Róger Guedes. A partida foi marcada por muita reclamação de arbitragem pelo lado Tricolor, principalmente em um gol anulado de Calleri, e na marcação do pênalti que gerou o empate do Timão.

Tabu histórico

Sempre quando tem Majestoso na Neo Química Arena, o tabu volta a ser assunto.

Desde 2014 as equipes se enfrentam em território Alvinegro, localizado em Itaquera, e nunca o São Paulo saiu de campo vencedor. O retrospecto aponta 10 vitórias corintianas e mais sete empates.

Prováveis escalações

Luxemburgo tem um desfalque confirmado e uma dúvida importante entre os jogadores disponíveis. O jovem Gabriel Moscardo, de 17 anos, que vinha tendo sequência como titular, operou o apêndice e está fora. O recém chegado e já titular, Matías Rojas, sentiu dores no pé esquerdo, mas deve estar em campo. Paulinho e Rafael Ramos também estão fora.

Há também a dúvida sobre a formação tática que será levada a campo. A linha com três ou quatro jogadores de defesa é o ponto chave.

Provável escalação do Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Fábio Santos, Renato Augusto e Rojas (Giuliano); Róger Guedes e Yuri Alberto.

Mesmo com o sentido desfalque de Gabriel Neves, Dorival Júnior tem dois retornos, dos zagueiros Beraldo e Alan Franco. Lesionados há algum tempo, Igor Vinicius e Galoppo seguem indisponíveis.

Sem perspectiva de surpresa tática, o consolidado 4–4–2 de Dorival deve ser mantido.

Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Beraldo) e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Michel Araújo; Luciano e Calleri.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também