terça-feira, 23 abril 2024
MUNDIAL

De forma inédita, Copa do Mundo de 2030 terá jogos em seis países de três continentes diferentes

Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes principais, mas Uruguai, Argentina e Paraguai receberão jogos da primeira fase
Por
João Victor Viana
Foto: Divulgação / FIFA

De maneira nunca antes vista, seis países receberão jogos da Copa do Mundo de 2030. As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, já Uruguai, Argentina e Paraguai receberão jogos da primeira fase. Sendo assim, o maior torneio esportivo do planeta passará por três continentes.

A definição foi determinada e divulgada pelo Conselho da FIFA, nesta quarta-feira (4), que afirmou que somente a candidatura de Espanha, Portugal e Marrocos foi oficializada, e que “concordou por unanimidade” trazer jogos para a América do Sul.

A ratificação das três sedes principais será feita em 2024, no Congresso da FIFA.

Homenageando a primeira edição do torneio, realizada em 1930, a capital Uruguaia, Montevidéu, receberá o jogo de abertura no Estádio Centenário. Argentina e Paraguai organizarão cada uma um jogo e depois a competição segue para Europa e África até o final. Serão 104 partidas no total.

“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão se unindo. O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Por conta dessa decisão, os países que receberão jogos já possuem vaga garantida no Mundial. Ou seja, das 48 vagas disponíveis, seis são destinadas para Uruguai, Argentina, Paraguai, Espanha, Portugal e Marrocos.

Essa mesma reunião que trouxe definições para a Copa de 2030, também estipulou que o Mundial de 2034, será disputado na Ásia e/ou na Oceania. A Arábia Saudita, que vem investindo fortemente no futebol, surge como um forte candidato.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também