sexta-feira, 19 julho 2024

Grêmio e Palmeiras revivem rivalidade

Há 24 anos, Luiz Felipe Scolari, 70, precisou convencer um jovem time do Grêmio de que era possível superar o badalado Palmeiras, formado por jogadores como Cafu, Müller e Rivaldo, contratados a preços altos pela Parmalat. A empresa italiana participava da gestão da equipe alviverde à época. Em dois jogos históricos pela Copa Libertadores de 1995, o treinador alcançou seu objetivo e eliminou o time paulista nas quartas de final.

Hoje, é Felipão quem comanda o Palmeiras, dono de um dos elencos mais caros do país, estruturado com alto investimento feito pela Crefisa.

As duas equipes vão se encontrar novamente no mata-mata continental a partir de hoje, às 21h30, pelo jogo de ida das quartas de final, em Porto Alegre. Quem esteve ao lado do técnico quando ele dirigiu o Grêmio lembra que o poder financeiro do Palmeiras era usado para motivar seus jogadores.

Assim como dirigentes gremistas da época, Felipão protestava contra o que classificou como “esquema Parmalat”, uma teoria segundo a qual a empresa manipulava resultados a favor do rival.

Esse expediente foi usado, inclusive, na véspera do primeiro confronto entre gaúchos e paulistas pela Libertadores de 1995. Tanto que foi criado um clima de guerra entre os jogadores.

Quando a bola rolou, bastou uma fagulha para que houvesse o incêndio. No primeiro tempo, houve três expulsões: Rivaldo e Válber, do Palmeiras, e Dinho, do Grêmio. A confusão generalizada durou 14 minutos. O volante Dinho agrediu o meia Válber, e o palmeirense reagiu com um soco no nariz do rival. Fora de campo, Dinho correu atrás do meia e deu um chute na cabeça dele. suficiente. Cenas que ninguém quer que se repitam.

GRÊMIO

Paulo Victor; Leonardo , Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André. T.: Renato Portaluppi

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Zezé Rafael (Willian) e Luiz Adriano. T.: Luiz Felipe Scolari

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Horário: 21h30, hoje (20)

Juiz: Patrício Lostau (ARG)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também