quinta-feira, 27 agosto 2026
TROCA DE COMANDO

Guarani e Ponte Preta trocam de técnico na mesma semana e recorrem a velhos conhecidos

Umberto Louzer retorna ao Guarani para buscar a classificação na Série C, enquanto Gilson Kleina deve assumir a Ponte Preta em meio à crise financeira do clube
Por
João Victor Viana
Umberto Louzer está oficialmente de volta ao Guarani, e Gilson Kleina está próximo de retornar à Ponte Preta. Fotos: Raphael Silvestre/Guarani | Diego Almeida/ PontePress

Ponte Preta e Guarani viveram uma semana de mudanças no comando técnico em momentos decisivos da temporada. Os dois rivais de Campinas trocaram de treinador, mas por razões e em contextos diferentes.

No Guarani, a mudança ocorreu após a derrota por 3 a 1 para o Botafogo-PB, fora de casa, pela penúltima rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Elio Sizenando foi demitido no domingo (23) e, no dia seguinte, o clube anunciou o retorno de Umberto Louzer.

Aos 46 anos, Louzer inicia sua terceira passagem pelo Brinco de Ouro como treinador. Foi no próprio Guarani que ele teve a primeira experiência como técnico, em 2018, quando comandou a equipe na campanha do título da Série A2 do Campeonato Paulista. O treinador também passou pelo Bugre em 2023, durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Louzer chega com decisão pela frente
O novo treinador assume o Guarani com a missão de garantir a classificação para a segunda fase da Série C. O Bugre entra em campo no sábado (29), às 17h, no Brinco de Ouro, contra o Brusque. Uma vitória garante a classificação sem depender de outros resultados.

Crise altera os planos na Ponte
Na Ponte Preta, a troca no comando ocorreu em meio a uma crise financeira e esportiva que se agravou ao longo da semana.

Depois de a diretoria não cumprir o prazo estipulado para o pagamento de até seis meses de salários atrasados, os jogadores da Macaca anunciaram a paralisação dos treinamentos e dos jogos até que os vencimentos fossem acertados.

Foi nesse cenário que o técnico Márcio Zanardi pediu para deixar o clube. “Topei, de forma muito honrada, o desafio de assumir esse grande clube sabendo do momento delicado pelo qual a instituição atravessa e com expectativas de que pudéssemos encontrar soluções dentro e fora de campo. No entanto, o agravamento da situação financeira comprometeu o desenvolvimento do trabalho”, disse o treinador em comunicado publicado nas redes sociais.

Zanardi deixou a Ponte Preta com apenas 5,5% de aproveitamento. Foram dois empates e dez derrotas em 12 jogos no comando da equipe. A equipe de Campinas é a lanterna da Série B, com dez pontos, e atravessa uma sequência de 18 jogos sem vitória.

Kleina encaminhado para retornar
Para substituir Zanardi, a diretoria da Ponte Preta encaminha o retorno de um velho conhecido. Segundo informações das rádios Central e Jovem Pan e do ge, Gilson Kleina tem tudo acertado com a diretoria e deve assinar contrato para assumir novamente o comando da equipe.

Será a sexta passagem de Kleina pela Ponte Preta. O treinador já comandou o clube em 2011/2012, 2017, 2018, 2019/2020 e 2021/2022. Com 232 jogos, é o quarto treinador que mais dirigiu o clube na história.

Com a paralisação do elenco, a tendência é que a Ponte Preta precise recorrer às categorias de base para formar a equipe que enfrentará o América-MG no domingo (30), às 16h, em Belo Horizonte, pela Série B.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também