sexta-feira, 17 maio 2024
TEMPORADA 2024

Indefinição no regulamento da 4ª divisão do Paulista prejudica planejamento do Rio Branco

Em entrevista exclusiva ao TodoDia, o treinador do clube, Valmir Israel, relatou que a falta de definição do regulamento tem prejudicado as sondagens do Tigre
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução / Instagram @riobrancoamericana

O campeonato paulista de futebol passará por reformulação em 2024. Uma nova divisão será criada, porém, ainda está indefinido como ficará a competição um nível acima, onde estão Rio Branco e União Barbarense. Isso vem afetando diretamente o planejamento das equipes.

Em entrevista exclusiva a rede TodoDia, o técnico do Rio Branco, Valmir Israel, que renovou seu contrato para a próxima temporada, relatou que a falta de definição do regulamento tem prejudicado a continuidade das negociações que o Tigre vem sondando.

As divisões do Campeonato Paulista confundem o grande público. O campeonato que o Rio Branco disputou em 2023 tem como nomenclatura oficial “2ª Divisão”, mas na prática é o 4º escalão do futebol estadual. Até essa temporada, o desmembramento era o seguinte:

• Campeonato Paulista série A1 – 1ª divisão
• Campeonato Paulista série A2 – 2ª divisão
• Campeonato Paulista série A3 – 3ª divisão
• 2ª Divisão do Campeonato Paulista – 4ª divisão

Sendo que dessas, as três primeiras são profissionais e a última é sub-23.

Em 2024 será criada uma nova divisão, da qual o Rio Branco e o União Barbarense se livraram. Sendo essa última sub-23, a 4ª divisão passa por indefinição. Se possuirá um modelo parecido com as séries “A” ou se ainda terá que contar com atletas de até 23 anos.

As apurações de momento indicam quatro principais possibilidades: nenhuma mudança na categoria; três atletas acima dos 23 anos; cinco atletas acima dos 23 anos ou até a retirada dos limites de idade para inscrição.

“Por enquanto estamos de mãos atadas. No futebol você não tem muito tempo. Por exemplo, eu negocio com um jogador de 27 anos, se aparecer uma proposta de um time de série A3, ele não vai ficar na dúvida, ele vai fechar com a série A3. E assim todo nosso planejamento vai por água abaixo”, explicou o treinador.

Outro ponto crítico tem sido a data de início da competição. Nessa temporada, os jogos começaram no dia 21 de abril. Mas existe a possibilidade de mudança para o próximo ano. “A expectativa é de que tenham três datas para iniciar a competição. 20 de janeiro, 27 de janeiro ou dia 3 de fevereiro. Mas pode ser que tenha algum clube que queria que a competição comece mais tarde, lá para abril”, disse Valmir.

Todas essas possibilidades e indefinições estão prejudicando o andamento da preparação das 16 equipes que disputarão a competição. “Não é só nós que estamos tendo essa dificuldade, os outros clubes também. Por isso, que as diretorias dos clubes querem o mais rápido possível essa reunião da Federação Paulista”, relatou.

Ainda de acordo com o treinador riobranquense, que está em Joinville, a reunião para definição do regulamento deve ser marcada após a final da Bezinha, que será neste sábado (30), às 15h, entre União São João e Catanduva. No primeiro jogo as equipes empataram sem gols.

Opinando sobre o modelo de disputa, Valmir disse que “eu acho que deveria fazer uma série A4. Todos contra todos e os oito melhores se classificam, assim como a série A3. Seria muito interessante para nós fazermos um bom planejamento”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também