segunda-feira, 22 julho 2024

Jamaica repete filme clássico e volta aos Jogos

Digite seu texto aqui…

EM PEQUIM | Jamaica vai ter novamente um trenó competindo no 4-man do bobsled nas Olimpíadas de Inverno (Foto: Divulgação/Jamaican Bobsleigh & Skeleton Federation)

Foram 24 anos de ausência, mas a Jamaica vai novamente ter um trenó competindo no 4-man do bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. O objetivo é recomeçar uma história que, de tão marcante na história da modalidade e das Olimpíadas, deu origem ao popular filme “Jamaica Abaixo de Zero” (“Cool Runnings” no título original).

Para quem não viveu os anos 1990 ou nunca assistiu ao filme, um pouco de história: a Jamaica, que nunca havia participado das Olimpíadas de Inverno, decidiu usar o talento natural dos jamaicanos para corridas curtas (vide Bolt) e montou uma equipe de bobsled. Os cinco jamaicanos escolhidos encararam o frio pela primeira vez, se adaptaram a trenós defasados, e conseguiram vaga para disputar os Jogos de Calgary, no Canadá, em 1988.

A equipe não fez feio, chegando a fazer tempos melhores que Portugal e Austrália na primeira de quatro descidas. Mas, na última, o trenó tombou na última curva. Em uma imagem histórica, eles terminaram a prova caminhando até a linha de chegada. Isso passou ao vivo na TV dos EUA e sensibilizou os norte-americanos, a ponto de virar enredo de filme.

Com investimento, a equipe ainda voltou a outras três edições dos Jogos Olímpicos, a última em 1998. Em Pequim, pela primeira vez na história, a Jamaica terá representantes em três provas do bobsled: o 4-man, o 2-man e o monobob feminino.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também