TV AO VIVO
TODODIA 3 de novembro de 2026
Esportes
SUPERAÇÃO

Paratleta de Cosmópolis vence desafio de futevôlei em Santos

Mauricio Juninho conquista título no litoral paulista e fortalece a divulgação do esporte adaptado

Compartilhar WhatsApp Facebook
A realização do desafio contribuiu para ampliar a visibilidade da modalidade e incentivar outros paratletas a conhecerem o esporte. Foto: Divulgação

O paratleta de Cosmópolis, Mauricio Juninho, foi campeão do Desafio de Futevôlei de Amputados – Melhor de 3, realizado no último sábado (31), na Arena Tribuna, em Santos. O evento reuniu atletas com o objetivo de divulgar a modalidade e ampliar o alcance do esporte adaptado no litoral paulista.

A competição foi disputada em duplas e teve como foco não apenas o resultado esportivo, mas também a troca de experiências entre os participantes e o incentivo à inclusão por meio do esporte.

O desafio em Santos
Juninho enfrentou o paratleta Alexandre, de São Vicente, em um confronto equilibrado. Após perder o primeiro set, o atleta de Cosmópolis se recuperou e venceu os dois seguintes, garantindo o título do desafio. “Perdi o primeiro set, depois conseguimos sair com a vitória no segundo e, no terceiro, fomos campeões. Mas o resultado não era o mais importante”, destacou Juninho.

Segundo o paratleta, a iniciativa teve como principal objetivo apresentar o futevôlei de amputados ao público do litoral, onde a modalidade ainda está em processo de crescimento. “Foi o primeiro desafio feito no litoral da nossa categoria. O intuito maior era divulgar o futebol de amputados”, afirmou.

Fortalecimento do esporte adaptado
A realização do desafio contribuiu para ampliar a visibilidade da modalidade e incentivar outros paratletas a conhecerem o esporte. A expectativa é que a ação ajude a consolidar projetos já existentes e abra espaço para futuras competições na região.

Para Juninho, eventos como esse são fundamentais para mostrar que o esporte adaptado pode ser praticado em diferentes formatos e ambientes, fortalecendo a inclusão e a participação de novos atletas.

Atuação além das quadras
Além de competir, Mauricio Juninho também atua diretamente no desenvolvimento do paradesporto. Ele é presidente da Associação Regional de Atividades Adaptadas, com sede em Cosmópolis, responsável pelo projeto Feroz Superação.

Atualmente, o projeto atende mais de 40 atletas de várias cidades da região de Campinas e desenvolve diferentes modalidades adaptadas. O trabalho tem como foco ampliar o acesso ao esporte e fortalecer a autoestima dos participantes.

“O esporte vai muito além de competir. É acreditar que todo mundo é capaz e pode estar dentro das quadras”, ressaltou.

Esta matéria foi útil para você?

Thayla Nogueira Repórter do TODODIA.
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.