segunda-feira, 27 maio 2024
INSPIRAÇÃO PELO ESPORTE

Participando desde a 1ª edição, em 1996, moradora de Paulínia se despede da disputa dos Jogos da Melhor Idade

Alzira Braseiro Botim, de 91 anos, marca presença nas competições mostrando empenho, força e ensinando aos outros como o esporte muda vidas
Por
João Victor Viana
Alzira Braseiro Botim, 91 anos (Foto: Governo de SP)

Depois de 26 anos de dedicação, a moradora de Paulínia, Alzira Braseiro Botim, de 91 anos, encerra sua longa história nos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Considerada uma lenda do torneio, a idosa se despede das competições de vôlei, dominó e atletismo.

Participando desde a primeira edição do Jomi, em 1996, Alzira marca presença nas competições mostrando empenho, força e ensinando aos outros como o esporte muda vidas.

“Ao longo de mais de 40 anos, competi com muita alegria e determinação, mas agora sinto que é hora de dar um tempo. Comecei a praticar exercícios ainda criança, em 1941, mas as competições só chegaram em minha vida após o falecimento do meu marido. O esporte me ajudou e me ajuda a ser uma pessoa mais feliz”, relatou.

Com sua história inspiradora, Dona Alzira é uma prova viva de que a idade é apenas um número quando se trata de perseverança e determinação no esporte e na vida.

A idosa conta que além da competição, a confraternização com os companheiros é um fator motivador para suas participações. “Participar do Jomi é uma fonte de alegria para mim que vivo sozinha. É uma oportunidade de rever alguns amigos, dar boas risadas, praticar os esportes que gosto e ser mais feliz”.

Versátil como atleta, ela atuou em modalidades como arremesso de peso, dominó e voleibol adaptado.

Mesmo com a pausa nas competições, a conhecida “Lenda do Jomi” de Paulínia não quer parar de ter uma vida ativa, o que lhe proporciona um envelhecimento com qualidade de vida. “Vou continuar praticando exercícios físicos, pois sei o quanto são essenciais para manter a minha saúde em dia”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também