sábado, 27 abril 2024
AUTOMOBILISMO

Piloto americanense disputa título na Endurance Brasil depois de correr em duas categorias na mesma etapa

André Moraes Jr. é o terceiro na classificação da categoria GT4 e buscará o título nas duas últimas corridas do ano
Por
João Victor Viana
Fotos: Renato Mafra

Americana tem um piloto de grande destaque no cenário do automobilismo brasileiro. André Moraes Jr. corre na Império Endurance Brasil, um dos grandes campeonatos brasileiros. No último dia 21, aconteceu a 6ª etapa da temporada em Cascavel, Paraná, e André fez algo inédito em sua carreira, atuou por duas categorias na mesma corrida, a P1 e a GT4, essa segunda é a sua oficialmente.

Na Endurance Brasil, as etapas são de três ou quatro horas e de forma simultânea disputam-se três categorias, P1, GT3 e GT4. A pontuação é individual de cada atleta, independente do carro. André, piloto do Mustang na GT4, não teve nenhum ganho na classificação atuando na P1.

Em sua própria categoria, ele estava na liderança, porém seu carro sofreu com problemas no diferencial. Na parada para manutenção, voltou em quinto e três voltas atrás do líder, ainda conseguiu recuperar uma posição e terminou em quarto.

Atualmente na terceira posição da classificação, o piloto de 24 anos já venceu a categoria GT4 em 2021 e buscará nas duas últimas etapas do ano o bi campeonato. A 7ª etapa acontece no Autódromo do Velopark, no município de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul, e a última e decisiva será no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu.

“A expectativa é boa, a gente tem chance de título. Assim como aconteceu com a gente (problemas no carro), pode acontecer com os outros também. Vamos continuar brigando até a última hora que der”, disse André Jr. O que também coloca o campeonato em jogo é que a última etapa entrega a pontuação com peso 50% maior, facilitando a busca pela diferença de pontos.

Com uma etapa programada para 11 de novembro e a última para 09 de dezembro, André aproveita os intervalos para aprimorar o uso de seu carro e também melhorar a parte física. “A preparação física faz parte o tempo todo, inclusive o pescoço e a parte de resistência muscular. Como tem esse ‘gap’ maior, você consegue trabalhar bastante e chegar bem para o final de semana de corrida”, explicou.

Com foco no título de 2023, o piloto americanense – que já correu como convidado na Stock Car, maior corrida automobilística brasileira – já projeta a próxima temporada com a possível subida de categoria na Endurance e à disposição para possíveis propostas da própria Stock Car e também da Porsche Cup, por exemplo. “Se encaixar, não bater calendário e der para andar em três categorias, ando em três categorias sem problemas nenhum”, expôs.

As etapas da Império Endurance Brasil são transmitidas no Youtube, no canal oficial da Endurance Brasil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também