Evento foi realizado em 120 cidades e acontecerá novamente em setembro
Por Anderson Junque
Santa Bárbara d’Oeste recebeu no último sábado(20), a primeira edição do Festival Paralímpico de 2023. O evento foi realizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e aconteceu de forma simultânea em 120 cidade do Brasil. O festival foi realizado Ginásio J. J. Bellani, ao lado do Parque Araçariguama, a partir das 8h30.
O evento iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
O atleta paralímpico Gilson Rosa de Oliveira afirmou que essa iniciativa proporciona uma visão diferente das crianças em relação às pessoas com deficiência.
“É um incentivo a mais para as crianças e jovens. Essa ação vai educar mais. Eles vão ver o cadeirante como um potencial atleta”, avaliou.
A coordenadora do evento em Santa Bárbara d´Oeste, Leandra Piveta, disse que o evento vai se repetir em setembro, no mesmo formato.
“Nós teremos duas etapas. Uma agora e outra no dia 23 de setembro nos mesmos moldes, para crianças de 07 a 17 anos”, afirmou.
Para Santa Bárbara d´Oeste foram reservadas 250 vagas gratuitas e todas foram preenchidas.
O evento contou com o apoio da prefeitura, do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) da equipe SBAtletismo/Seme e da FAM (Faculdade de Americana).