sábado, 15 junho 2024
ATLETAS PARALÍMPICOS

Time SP paralímpico teve atletas com novos recordes mundiais

Os preparatórios para o Mundial de Paris tiveram as competições realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Por
Andressa Oliveira
Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Na semana passada, durante o Campeonato Brasil de Atletismo e o Desafio de Atletismo CPB/CBAt, os atletas do Time São Paulo Paralímpico, Beth Gomes, Samuel Oliveira Conceição, Matheus de Lima e Claudiney Batista, fizeram novos recordes mundiais.

Preparatórios para o Mundial de Paris, as competições foram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e ao todo participaram 612 atletas do país todo, sendo 41 do Time São Paulo.

A atleta Beth Gomes teve dois novos recordes mundiais, sendo que um deles foi na prova do lançamento de disco, na categoria F53 (cadeirantes), lançando o equipamento a 16,80 metros e passando a ucraniana Iana Lebiedieva, que em 2019 lançou a 16,26 metros em Dubai. E também ultrapassou a marca do arremesso de peso ao lançar 7,16 metros, onde o recorde anterior era da neozelandesa Smith Cristeen, que em 1994 arremessou 5,88 metros na Alemanha. Além disso, se destacou no lançamento de dardo, com 13,59 metros.

Samuel Oliveira Conceição foi outro atleta a bater um recorde, onde teve a melhor marca no salto triplo, pela classe T20 (deficiência intelectual), ao saltar 13,40 metros, ultrapassando o argentino Omar Villamarin, que fez 12,57 metros, em Londres.

Outro atleta que se destacou foi Matheus de Lima, que marcou 11s65 nos 100m, pela classe T44 (deficiência dos membros inferiores), superando ele próprio no ano passado na marca anterior de 11,67.

E Claudiney Batista bateu o recorde mundial no Desafio de Atletismo, fazendo 47,37m no lançamento de disco, na classe F56. De acordo com os dados do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), essa marca pode ser configurada como um recorde mundial, já que a melhor marca é a de 46,68m feita também pelo Claudinei há cinco anos.

A atleta Raissa Machado, integrante do TimeSP, obteve a marca de 20,95m no lançamento de dardo.

Os eventos esportivos foram realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiros, com três semanas antes da disputa do Mundial de Atletismo, que irá acontecer do dia 7 a 18 de julho, em Paris.

Time SP

O Time São Paulo Paralímpico foi criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que reúne 107 atletas de 14 modalidades e tem investimento de R$6 milhões do Governo do Estado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também