terça-feira, 27 fevereiro 2024
ANIVERSÁRIO

União Barbarense completa 109 anos de história

Com uma história de títulos e ídolos, o Leão da 13 é das instituições que mais levaram o nome de Santa Bárbara d'Oeste para todo o Brasil
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução / Acervo Histórico

Neste dia 22 de novembro de 2023, o União Agrícola Barbarense Futebol Clube completa 109 anos de existência. O Clube centenário completa mais um ano de vida em um momento de reconstrução, buscando sempre resgatar e alcançar os ápices de sua história.

Sendo um dos times mais tradicionais do futebol do interior paulista, o União foi fundado por um grupo de barbarenses amantes do futebol, no “Edifício Theatro”, ao lado da Igreja Matriz de Santa Bárbara.

A partir disso, se tornou uma das instituições que mais levaram o nome de Santa Bárbara d’Oeste para o restante do país, e até mesmo do planeta.

Grandes nomes do futebol brasileiro e mundial passaram pelo clube. Ídolos de décadas anteriores, como Gilson Batata, Antonio Pedroso, Alex Mineiro e Wilson Gottardo, além de nomes relevantes atuais, como Oscar Emboaba, Diego Tardelli, Bruno César e o atual goleiro do Cuiabá, Walter.

Sem contar os grandes nomes que passaram pela cidade de Santa Bárbara e pelo Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães por conta do Leão da 13. Neymar, Rogério Ceni, Felipão, são alguns desses que enfrentaram o clube e engrandecem sua história.

Como toda história de respeito, as taças são os pontos máximos que enobrecem e orgulham os unionistas. A principal delas, a série C do Campeonato Brasileiro em 2004, mas não apenas isso, ainda foram conquistados três grandes títulos estaduais, Campeonato Paulista Série A2 (1998), Campeonato Paulista Série A3 (1967) e o Campeonato Paulista do Interior em 1999.

Agora, o momento é de reconstrução. Mirar o auge, mas saber que existe uma longa caminhada até ele. O União Barbarense encerrou suas atividades em anos anteriores e voltou em 2023 para reconstruir sua trajetória. Na próxima temporada, a equipe disputa a série A4 do Campeonato Paulista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também