segunda-feira, 9 setembro 2024

Vanderlei Cordeiro de Lima entra para o Hall da Fama do Atletismo

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) realiza hoje, às 18h30, no Rio de Janeiro, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, que lançará o Hall da Fama do Atletismo Brasileiro. Os primeiros contemplados serão Torben Grael (vela), Sandra Pires/Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (Atletismo), que está a frente do Instituto que leva o seu nome e da Orcampi, ambos sediados em Campinas desde 2008.

Vanderlei ganhou notoriedade ao faturar a medalha de bronze na maratona nos Jogos de Atenas em 2004. Na oportunidade, ele liderava a prova à altura do km 37, quando foi impedido de continuar por um manifestante.

Embora ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini (1º) e pelo sul-africano naturalizado norte-americano Meg Keflezighi (2º), Vanderlei voltou à disputa e terminou em terceiro lugar. Em reconhecimento à atitude do atleta, o COI concedeu ao brasileiro a Medalha Pierre de Coubertin, de distribuição exclusivíssima.

“Fico muito feliz em fazer parte do Hall da Fama. É um reconhecimento muito grande por parte do COB. Poder fazer parte desse seleto grupo me deixa muito feliz. Tenho que agradecer a Deus e ao esporte”, disse Vanderlei.

Atualmente, o instituto em Campinas atende 220 crianças e adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social. Todos recebem orientação técnica para a prática do atletismo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também