segunda-feira, 4 março 2024
RETA FINAL

Veja o que os times paulistas precisam para alcançarem seus objetivos no Brasileirão 2023

Palmeiras e Santos brigam em partes opostas da tabela; Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino estão em situação mais confortável
Por
João Victor Viana
Endrick e Murilo comemorando o 1º gol da goleada palmeirense sobre o América-MG (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

O Campeonato Brasileiro de 2023 está bem perto do fim. Faltam apenas duas rodadas para conhecermos o grande campeão e quais equipes irão para a segunda divisão. E o futebol paulista segue na briga nas duas partes da tabela. Desespero, medo, tristeza, alívio, alegria e esperança são sentimentos que estão e estarão presentes no coração de diversos torcedores até o dia 6 de dezembro.

A 37ª rodada acontece neste final de semana e já pode trazer definições importantes, dependendo de uma combinação de resultados. Por exemplo, o Palmeiras pode ser campeão no domingo (3).

Vamos então tratar especificamente sobre a situação de cada uma das cinco equipes paulistas nessa reta final de Brasileirão:

CORINTHIANS

Depois da grande vitória sobre o Vasco por 4 a 2, o Corinthians tem chances quase zero de rebaixamento. Para cair, a equipe de Mano Menezes precisa perder as duas partidas que restam, e o Bahia, que hoje está no Z4 precisa vencer seus dois jogos e tirar a diferença de três gols de saldo. Sem contar que Cruzeiro, Santos e Vasco precisam, pelo menos, chegar aos mesmos 47 pontos do Timão.

O objetivo mesmo é ficar no máximo até a 14ª colocação, o que garante vaga para a Copa Sul-Americana de 2024. Neste momento, a equipe está em 13º.

PALMEIRAS

No domingo (3), o Alviverde pode se tornar dodecacampeão brasileiro, ou seja, 12 vezes campeão. Para isso, o Palmeiras precisa vencer e torcer para que Atlético-MG, Flamengo e Botafogo não vençam seus jogos. Caso empate com o Fluminense, o Verdão só pode ser campeão se Atlético-MG, Flamengo, Botafogo perderem, e o Grêmio no máximo empatar.

No entanto, a notícia negativa é que a torcida palmeirense não poderá comemorar o título logo depois do apito final. Isso porque o jogo do Botafogo só acontece às 18h30 e o Palmeiras joga às 16h. O Galo joga no sábado e o Rubro-Negro entra em campo simultaneamente.

No pior dos cenários, a decisão ficará para o dia 6 de dezembro, quando o Palmeiras joga contra o Cruzeiro, em Minas Gerais.

RED BULL BRAGANTINO

Já com a vaga garantida para a Copa Libertadores do próximo ano, o Braga Bull busca agora a vaga direta para a fase de grupos, para se livrar da famosa “pré-libertadores”.

Ocupando a 6ª colocação, a diferença para o Flamengo (4º) é de quatro pontos.

SANTOS

O Santos segue assombrado com a possibilidade de rebaixamento. Com 43 pontos, o Alvinegro Praiano está na 15ª posição, com um a mais que o Vasco (16º) e dois a mais que o Bahia (17º).

Porém, o desfecho pode ser positivo no domingo. Caso vença o Athletico-PR, em Curitiba, e o Vasco perca para o Grêmio ou o Bahia não vença o América-MG, a equipe de Vila Belmiro estará salva com uma rodada de antecedência.

SÃO PAULO

O Tricolor Paulista, campeão da Copa do Brasil 2023, tem a situação mais neutra entre todos. Sem nenhum perigo de rebaixamento, o São Paulo está em 9º colocado, mas no máximo termina em 8º. O pensamento do time de Dorival Jr. já está em 2024.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também