sexta-feira, 10 maio 2024

Vida longa ao Rei

Foi diante de um estádio lotado em Nova York que Edson Arantes do Nascimento encerrou sua carreira como jogador de futebol, em 1979. Três vezes campeão do Mundo com a Seleção Brasileira e duas vezes com o Santos, dono de 1282 gols e centenas de jogadas inesquecíveis, o maior atleta do século 20 virou rapidamente um ícone pop e ajudou a construir a imagem que o mundo inteiro tem do Brasil.

Para mostrar esse ícone às gerações que não o viram jogar, o Museu do Futebol, em São Paulo, reabriu no último dia 15 com a exposição “Pelé 80 – o Rei do Futebol”, com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia. A venda de ingressos é exclusivamente pela internet.

A mostra, realizada na sede do Museu do Futebol, sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, é uma exposição lúdica, que busca transpor a imagem do Rei para uma visualidade universal e contemporânea: logo na entrada do museu, uma enorme escultura de Pelé convida o público para selfies e fotos antes de seguir para a sessão do filme criado por Gringo Cardia especialmente para a exposição.

Toda a trajetória de Pelé, que completa nesta sexta-feira (23) seus 80 anos, é contada por meio da montagem e animação de 444 imagens históricas, que cobrem desde os primeiros anos de Pelé em Três Corações, interior de Minas Gerais, até a conquista da fama mundial na Copa de 1958; os 18 anos defendendo o Santos Futebol Clube; a consagração definitiva na Copa de 1970; e o último jogo pelo Cosmos, de Nova York.

Várias instalações são pensadas para conquistar o público jovem: na Pelé Menino, um ator interpreta o futuro Rei do Futebol falando com outras crianças sobre sua infância. Entre as telas, uma caixa de engraxate simboliza os anos de pobreza que Pelé enfrentou quando criança antes de começar a se destacar como jogador, muito cedo, ainda aos 10 anos de idade.

Todos os conteúdos interativos da exposição serão acionados a partir dos celulares do público, evitando contato com botões e telas.

Na instalação Grandes Jogadas, o público poderá escolher entre 10 dos gols mais famosos de Pelé para assisti-lo na forma de partidas de futebol de botão, evidenciando sua visão tática fora do comum. Já na instalação O Brasil ama o Rei Pelé, o público pode assistir a depoimentos de 35 celebridades fãs do jogador.

No túnel que dá acesso ao gramado, uma instalação sonora conta a história da relação entre Pelé e o Pacaembu – ambos nascidos em 1940, completam juntos seus 80 anos nesse 2020.

SERVIÇO

“Pelé 80 – O Rei do Futebol”.

Ingressos: https://is.gd/IngressosPele

Local: Estádio do Pacaembu – São Paulo.

De quinta a domingo, das 13h às 19h.

ISTO É PELÉ

Os números da carreira do melhor jogador de futebol de todos os tempos são grandiosos. Veja alguns deles:

16 anos – tinha Pelé quando defendeu pela primeira vez a Seleção (Gol do Brasil na derrota por 2 a 1 para a Argentina, em 7 de julho de 1957).

0,92 média de gols de Pelé em jogos oficiais

3 títulos de Copa do Mundo (único jogador a vencer tantas vezes o Mundial de futebol).

17 – Mais jovem atleta a disputar e ganhar uma final de Copa. Pelé tinha com 17 anos, 8 meses e seis dias nos 5 a 2 diante da Suécia em 1958 (fez dois gols na decisão)

36 – títulos (pelo Santos, seleção e Cosmos)

92 – hat-tricks (pelo menos 3 gols em um jogo)

8 – gols em Santos 11 x 0 Botafogo-SP (21/11/64)

Foto célebre vira mural de Kobra

O artista Eduardo Kobra, reconhecido internacionalmente por seus grafites, homenageou Pelé em um novo mural pintado na Ponta da Praia, em Santos. A obra retrata uma foto de Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23) e é ídolo do Santos, jogando pela seleção brasileira. O suor do ex-jogador deixa o formato de um coração na camisa de Pelé. O ex-jogador está pintado ao lado de locais famosos da cidade: a Bolsa Oficial de Café, o bonde e o Porto de Santos. A obra tem cerca de 800 metros e mescla o preto e branco com detalhes coloridos. Kobra divulgou uma foto nas redes sociais e escreveu: “mural finalizado em Santos”.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também