Home Brasil + Mundo Fogo no Pantanal causa fenômeno de chuva escura no Sul do país

Fogo no Pantanal causa fenômeno de chuva escura no Sul do país

O mesmo fenômeno já havia sido observado dias antes no Rio Grande do Sul, na região do Estado que faz divisa com Santa Catarina e na parte central
by Folhapress

Municípios de três regiões de Santa Catarina registraram uma chuva com cor diferente da habitual, nesta quinta-feira (17). Mais escura, a água trazia partículas da fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal.

A presença da fumaça na região foi detectada a partir de monitoramento por imagens de satélite, realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina, nas regiões Oeste, Meio Oeste e no Planalto Norte.

Na Grande Florianópolis, também foi identificada fumaça com características de queima de vegetação.

A Defesa Civil alerta para o fato de que a água pode conter compostos tóxicos e que devem ser adotados cuidados antes que seja utilizada para consumo humano ou de animais.

Entre eles, não captar as primeiras chuvas (captando ao menos 2 mm antes ou até que a cor esteja normalizada), a limpeza de componentes do sistema de captação, como as cisternas, análise dos parâmetros de qualidade, como pH e níveis de agrotóxicos, cobre, zinco, ferro.

Ventos com baixos níveis, que ficam a até 2km de altura, em direção noroeste, são os responsáveis por carregar a fumaça. Ainda segundo a Defesa Civil catarinense, com a passagem da frente fria na região, a tendência é que as partículas se dissipem pelo território do Estado.

O mesmo fenômeno já havia sido observado dias antes no Rio Grande do Sul, na região do Estado que faz divisa com Santa Catarina e na parte central, e pode se repetir nos próximos dias caso ocorram ventos do chamado quadrante norte, que vêm do Brasil central.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This