Home TodoDia MaxiMaxi Saúde Home office amplia estresse e dor nas costas

Home office amplia estresse e dor nas costas

Pandemia fez crescer o número de queixas em consultórios por causa de problemas na postura
by Folhapress

Quem passou a trabalhar em casa na pandemia, notou que houve mudança de hábitos. E em alguns casos, essas transformações causaram dores.

Divulgado em maio, o estudo “ConVid – Pesquisa de Comportamento” mostrou que metade das pessoas com algum problema crônico de coluna relatou aumento da dor. Já entre as que não tinham problemas de coluna, mais de 40% passaram a sentir dores. A pesquisa contou com 44.062 participantes e foi realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unicamp.

Leandro Gregorut, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo, notou aumento de queixas de dores nas costas, ombros, nos cotovelos e joelhos.

Uma possível razão é a ausência de adaptação, em casa, do espaço de trabalho. O ortopedista orienta que a tela fique na altura dos olhos para evitar flexionar o pescoço, os cotovelos fiquem na altura dos teclados para não forçar ombros e coluna, e que a cadeira permita pés apoiados no chão. “Quando não há um sistema apropriado, as dores começam a aparecer”, explica.

A relação com familiares, o ambiente e o home office forçado também podem colaborar para o estresse.

Segundo Josimari Melo de Santana, fisioterapeuta da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, o estresse aumenta a tensão muscular, o que pode levar a espasmos e compressão de nervos. A tensão também pode vir da postura e da falta de atividades físicas.

Segundo Santana, outra consequência da pandemia é a diminuição do movimento – o isolamento induz as pessoas a ficarem mais tempo paradas. “A posição sentada causa mais sobrecarga de peso sobre a coluna”, diz. Por isso ela recomenda exercícios físicos regulares.

Os especialistas também orientam que haja intervalos a cada hora de expediente. “Isso ajuda a relaxar a musculatura e a evitar as dores no dia”, diz Gregorut.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This