Home EspeciaisEmpregos Home office requer disciplina e organização

Home office requer disciplina e organização

Com coronavírus, profissional que trabalha em casa deve se adaptar para evitar problemas de saúde
by Folhapress

Nas últimas semanas, algumas empresas adotaram o sistema de home office para funcionários que podem exercer suas tarefas de casa, diminuindo o deslocamento e concentração de pessoas durante esta pandemia de coronavírus.

Segundo Luiz Ojima Sakuda, especialista em trabalho remoto e professor de Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), este é um momento de transição, que pode durar mais ou menos a depender de cada tarefa ou ferramenta disponível. Além disso, as limitações podem fazer com que a prioridade de alguma meta mude.

“Tem dois perigos no home office: um é trabalhar de menos e o outro, demais”, afirma Sakuda.

Ele explica que, no primeiro caso, a pessoa pode prorrogar as tarefas e trocar o período de trabalho para ver uma série, por exemplo. Já no segundo, como não é preciso sair do trabalho e voltar para casa, o funcionário pode perder o limite e trabalhar mais do que antes. Para evitar isso, o professor sugere estabelecer uma rotina com horários para começar e encerrar o expediente.

Para garantir a concentração, o funcionário pode utilizar aplicativos que bloqueiam sites e redes sociais por um período. Outra opção é desativar notificações do celular para manter a atenção.

Também é importante encontrar um local silencioso, com boa iluminação, sem interrupções (combine com a família) e com todos os recursos necessários para fazer as tarefas, como uma boa conexão com a internet, por exemplo.

“Tem gente que gosta de colocar a mesma roupa do dia a dia”, comenta Sakuda. Para ele, isso não é exatamente necessário, mas é importante estar confortável e preparado para uma eventual videoconferência.

Neste período, é indispensável manter boa alimentação, hidratar-se e praticar exercícios físicos, segundo o fisioterapeuta, professor da Universidade Cruzeiro do Sul e da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Alexandre da Silva.
“Não é para sair do home office dolorido ou cansado”, diz. Além disso, para dormir melhor, ele recomenda exercícios de relaxamento ao final do dia.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This