Home Cidades IBGE abre concurso com 954 vagas temporárias na região

IBGE abre concurso com 954 vagas temporárias na região

Pessoas serão contratadas para organizar e coletar dados do Censo 2021 e terão duração de cerca de três meses a partir de agosto deste ano
by Leon Botão

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou nesta quinta-feira concurso para contratar temporariamente 954 pessoas nas cidades de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. As vagas são para organizar e coletar dados do Censo 2021 e terão duração de cerca de três meses a partir de agosto deste ano. No Brasil todo, são 204 mil vagas. As inscrições podem ser feitas no site www.cebraspe.org.br.

Sumaré lidera o número de vagas disponíveis, com 266 ao todo, seguida de Americana, com 238. Depois, aparecem Hortolândia, com 206 vagas, Santa Bárbara d’Oeste, com 185, e Nova Odessa, com 59.

De acordo com informações do IBGE, a região tem 868 vagas de recenseador, voltada ao público com ensino fundamental completo. A remuneração desse cargo será feita de acordo com a produtividade de cada funcionário. As inscrições para essas vagas podem ser feitas de 23 de fevereiro a 19 de março.

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Estão disponíveis também 72 vagas de ACS (Agente Censitário Supervisor), com salário de R$ 1.700, e 14 de ACM (Agente Censitário Municipal), com remuneração de R$ 2.100. Para esses cargos é necessário ter ensino médio completo. As inscrições para esses cargos abrem nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Os contratados para essas vagas sairão do mesmo processo seletivo. A jornada é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital.

Os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 na cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores.

As provas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O resultado das provas está previsto para ser divulgado no dia 27 de maio.

Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Para a parte presencial, também serão adotados protocolos sanitários contra a Covid-19.

Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. As contratações ocorrem logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This