Home Destaque Iogurte em vez de leite

Iogurte em vez de leite

by Folhapress
O iogurte é hoje algo tão corriqueiro na nossa vida que ver receitas que o usam como ingrediente, como o bolo que ilustra a coluna desta semana, é completamente normal. Mas, no começo do século passado, na Europa, o alimento que povoa uma parte ampla das geladeiras de supermercados, com grande variedade de tipos e sabores, era visto como exótico.
A massa azeda, de leite fermentado, já era produzida no leste europeu, na Índia, no norte da África e na Ásia havia milênios, porém, apenas quando cientistas correlacionaram seu consumo à maior longevidade a produção industrial do iogurte ganhou força. Já no fim dos anos 1920, o alimento era produzido em maior escala -e com sabor mais suave e versões que levavam fruta na composição. A popularização mundial veio nos anos 1960.
Como se trata basicamente de leite fermentado, o iogurte pode, sim, substituir o leite puro em uma série de preparações. Em molhos, ele adiciona cremosidade e acidez. No bolo, o iogurte confere à massa uma textura diferente, leve, mas ainda cremosa. Untuosa, mas sem ser pesada.
Este bolo de iogurte fica bom puro, delicioso na versão clássica com açúcar e canela e ainda pode ganhar outras versões -assim como acompanhamento de geleias de frutas. Uma sugestão é adicionar raspas e um pouco de suco de laranja ou limão à massa ou, então, um punhado de mirtilos -as frutinhas escuras fazem um par infalível com a massa de iogurte.
BOLO COM MASSA DE IOGURTE
INGREDIENTES
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
170 g de iogurte natural
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100 g de manteiga sem sal
Manteiga e farinha para untar a forma
Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar
MODO DE PREPARO
Bata as três claras em neve e reserve. Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar demerara até virar um creme. Adicione as gemas, uma a uma, e depois a baunilha. Coloque o iogurte sem parar de bater. Vá adicionando a farinha aos poucos. Quando estiver bem homogêneo, remova a tigela da base e certifique-se de raspar bem as laterais como uma espátula. Adicione as claras em neve em duas partes e incorpore com cuidado, sem bater. Por fim, adicione o fermento em pó e misture delicadamente. Unte uma forma com manteiga e farinha. Asse em forno préaquecido por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Espere o bolo assado ficar morno, tire da forma e polvilhe uma mistura de açúcar e canela sobre ele.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This