Home Cultura João Carlos Martins para todos

João Carlos Martins para todos

Concerto “Na Roda com o Maestro” acontece domingo, em Americana, com evento drive-in gratuito e live
by Da Redação

O maestro João Carlos Martins apresenta, neste domigo (25), em Americana, o concerto “Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach”, em evento drive-in que acontece no estacionamento da loja Maravilhas do Lar. A apresentação tem o propósito de democratizar, em diferentes contextos sociais, o acesso à música erudita e à literatura.

O espectador poderá ter não só a experiência de assistir a execução das obras, como também conhecer a história do maestro. Durante o encontro, ele compartilhará acontecimentos de sua vida, dedicada à arte, contará fatos sobre o repertório escolhido e sobre Bach – considerado um dos maiores compositores de música clássica do mundo.

Em função da grande procura por ingressos para o espetáculo, a organização optou por transmití-lo simultaneamente à sua realização, no canal do Youtube da loja Maravilhas do Lar, e também pelo Facebook.

DRIVE-IN

Para quem garantiu o ingresso presencial, vale lembrar que será permitida a entrada de quatro pessoas por carro de pequeno ou médio porte, fazendo uso obrigatório de máscara. Outro ponto importante será a aferição de temperatura, realizada pelo staff do evento, em todos os visitantes. Além disso, o local ainda terá totens de álcool em gel.

Também serão distribuídas garrafas de água gratuitamente e, aqueles que quiserem, podem levar snacks para consumo próprio. Todo o ambiente será adaptado com banheiro para cadeirantes e o evento contará com intérprete de Libras. Saiba mais sobre as demais condições para assistir à apresentação presencial clicando aqui.

O CONCERTO

“Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach” é produzido pela D’color Produções Culturais, com patrocínio de Maravilhas do Lar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, e tem apoio cultural da Gago Produções. O estacionamento da loja Maravilhas do Lar fica na Avenida Afonso Panzan, 747, Vila Bertine, Americana.

O MAESTRO

Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começava consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interromperam sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

A ORQUESTRA

O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras – Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem – se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país. A Camerata Filarmônica Bachiana, que apresenta o projeto Na Roda com o Maestro, é formada por cello, oboé, viola, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This