Home Brasil + Mundo Líderes mundiais fazem videoconferência neste domingo para discutir ajuda ao Líbano

Líderes mundiais fazem videoconferência neste domingo para discutir ajuda ao Líbano

O porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, apelou esta semana à necessidade de a comunidade internacional ajudar o Líbano com uma resposta rápida
by Agência Brasil

Uma videoconferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela França para angariar doadores para o Líbano está agendada para este domingo (9). A realização da videoconferência foi anunciada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, na quinta-feira (6), em entrevista à imprensa na capital do Líbano, onde foi para prestar apoio e solidariedade após a megaexplosão que devastou a área portuária da capital Beirute, na terça.

“[A intenção passa por mobilizar] financiamento internacional, dos europeus, dos americanos, de todos os países da região, para fornecer medicamentos, cuidados de saúde e alimentos”, disse na quinta-feira (6) o presidente francês sobre o encontro virtual de hoje.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio do Twitter, escreveu também sobre a videoconferência, que junta “o presidente Macron, os líderes do Líbano e líderes de outros lugares do mundo” e defendeu que “todo mundo quer ajudar!”, mencionando ainda ter falado com Macron a propósito da reunião.

Neste sábado (8), o Ministério da Saúde do Líbano confirmou que há mais de 60 desaparecidos em Beirute.

O número oficial de mortos era de 154. A explosão deixou também 5 mil feridos e mais de 250 mil desabrigados.

O Líbano já enfrentava uma crise humanitária, mas as Nações Unidas receiam que agora, após o desastre a situação se agrave.

O porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, apelou esta semana à necessidade de a comunidade internacional ajudar o Líbano com uma resposta rápida.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This