Home Cidades Mais uma academia é flagrada funcionando em Americana

Mais uma academia é flagrada funcionando em Americana

Depois da autuação de quarta, outra foi notificada nesta sexta-feira (31) pela prefeitura
by Pedro Heiderich

A Prefeitura de Americana flagrou duas academias funcionando nesta semana, entre quarta (29) e sexta-feira (31). Uma delas, no Jardim Glória, foi autuada na quarta (29), pois já tinha sido notificada. E a segunda, no Campo Limpo, foi notificada pela primeira vez hoje. 

De acordo com o Executivo, se o estabelecimento que já foi notificado for flagrado em funcionamento o mesmo será autuado e receberá a penalidade de interdição e/ou multa. A administração, porém, não detalhou o valor da autuação da academia do Jardim Glória. 

Sobre a academia no Campo Limpo, na Rua São Vito, a Vigilância Sanitária esteve no local nesta sexta e, segundo a prefeitura, “constatou que o estabelecimento estava aberto e funcionando. Sendo assim, os fiscais notificaram o responsável para a paralisação da atividade, o que segundo a coordenação do setor, foi acatado sem resistência”. 

TodoDia recebeu no início da semana denúncia de um morador de que uma academia na Rua São Vito, no Campo Limpo, estaria funcionando às escondidas. “Eles colocaram uma lona preta para cobrir os vidros, mas mesmo assim dá para ver as pessoas lá dentro e a aglomeração”, delatou o morador, que não quis ser identificado. 

A reportagem ligou diversas vezes para o telefone fixo da academia, mas ninguém atendeu. O TodoDia esteve no local e verificou uma movimentação próximo à academia. Comerciantes vizinhos afirmaram à reportagem nunca terem visto a academia aberta ou com movimento e nem ter ouvido falar que isto estaria acontecendo. 

A prefeitura foi questionada sobre o assunto na quarta-feira (29), quando revelou que ia fiscalizar o local e que “outra denúncia semelhante foi registrada pelo setor (a academia do Jardim Glória)”. 

As academias de ginástica estão proibidas de funcionar de acordo com decretos estaduais e municipais. Os estabelecimentos só poderão voltar a funcionar quando a região avançar no Plano São Paulo para a fase amarela – hoje, a região de Campinas está na fase laranja. 

A fase laranja permite o funcionamento de comércios e serviços essenciais e de comércios de rua, shoppings, concessionárias, imobiliárias e escritórios com capacidade e horários reduzidos, além de outras restrições. 

Para avançar para a fase amarela do Plano São Paulo, a taxa de ocupação de leitos da região toda de Campinas, que está entre 75% e 80%, tem de baixar para a faixa de 70% a 75%. 

AUTUAÇÕES EM HORTOLÂNDIA  

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, informou que as equipes de fiscalização realizaram 20 autos de infração em comércios da cidade, entre bares e adegas, pelo não uso de máscaras dos clientes e sete autos de infração em chácaras. Todos foram interditados e serão aplicadas multas. 

“O trabalho de fiscalização é realizado todos os dias, com equipes nos períodos da manhã, tarde e noite, por toda a cidade, orientando a população, os comerciantes e empresários a adotarem medidas sanitárias de higiene, entre elas a utilização de máscaras”, informou a prefeitura. 

“O objetivo principal é firmar uma parceria e auxiliar a todos na luta contra a Covid-19, com ações diversas, inclusive a distribuição de máscaras”, completou. 

A reportagem perguntou também às outras prefeituras da região sobre multas durante fiscalização do comércio desde segunda-feira (27), quando teve início o retorno à fase laranja do Plano São Paulo, mas não houve respostas até o momento. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This