quarta-feira, 24 abril 2024

Hospital São Francisco tem nova maternidade

O Hospital São Francisco, de Americana, inaugurou ontem os 23 leitos da sua nova maternidade. O investimento para a reforma e a aquisição de equipamentos para a ala foi de cerca de R$ 2 milhões. A intervenção foi realizada em parceria com a São Lucas Saúde, operadora de planos de saúde responsável pela maior parte dos procedimentos obstétricos realizados na unidade. “Aproximadamente 80% dos partos realizados aqui são pela São Lucas, então fizemos a engenharia econômica no nosso contrato de prestação de serviço para investir e termos uma maternidade moderna e confortável para mães, bebês e familiares”, explica o presidente da Irmandade de Misericórdia de Americana – mantenedora do hospital – Douglas Guzzo. Os 20% dos partos restantes são realizados por meio de outros 24 convênios médicos, além de atendimentos particulares.

ESTRUTURA

A unidade conta com 23 médicos credenciados para a realização de partos em suas instalações. A nova estrutura – com acomodações individuais e coletivas – é equipada com TV, ar- -condicionado e berços especiais para os recém- -nascidos. Os banheiros foram adaptados para facilitar tanto os banhos dos bebês quanto o das mães. A antiga ala de procedimentos obstetrícios será revitalizada para abrigar outros serviços médicos. A irmandade deve concluir nos próximos quatro meses a modernização do seu centro de diagnóstico por imagens.

HISTÓRIA

Primeiro hospital da história de Americana, o São Francisco foi também a primeira maternidade da cidade. Desde 1952, quando os primeiros partos forma realizados no local com a ajuda de freiras, cerca de 35 mil pessoas nasceram na unidade. “Americana tinha, na época, 15 mil moradores. O número de partos aqui equivale a 15% da população atual da cidade”, completa Guzzo.

PARCERIAS

A irmandade conta com o apoio de empresas e pessoas físicas para realizar seus investimentos. A ala 1 foi reformada com o apoio de 15 cotistas. Já na revitalização da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 40 colaboradores participaram do projeto, finalizado em 2015. Além dos convênios, a unidade dispõe de oito leitos pediátricos e quatro de UTI neonatal para atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), que são disponibilizados através da Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde.

WALTER DUARTE

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também