sábado, 27 abril 2024

Policiais do Baep fazem treinamento com rapel

Olhando as fotos, até parece algum filme de ação de Hollywood ou alguma cena de jogo. Mas, na verdade, eram os cerca de 100 policiais militares que integram o Baep 10 (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Piracicaba em treinamento sobre rapel tático.

O treinamento foi realizado nesta quinta-feira (4) e quarta-feira (3), na Escola Superior de Bombeiros em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

Cerca de 100 homens participaram do treinamento. Nota do Batalhão informou que os treinos foram voltados aos policiais que atuam no serviço operacional. Os policiais fizeram exercícios voltado para atuação em altura. A intenção foi aprendizado de técnicas básicas de ancoragem.

Os policiais receberam noções básicas de atuação em altura com realização de exercícios práticos para a ambientação do operacional no espaço vertical. A proposta é que no futuro sejam realizadas instruções mais complexas como resgate em altura, desembarque tático de aeronave e também invasões táticas partindo do ambiente vertical.

O comandante do Baep, tenente coronel Fernando Aparecido de Souza, avaliou de forma positiva o treinamento.

“A ambientação em espaço de altura possibilita também o trabalho psicológico do operador de polícia, desenvolvendo a quebra de paradigmas, superação de limites, aumento da resiliência, da capacidade de resistência a frustração, motivação, confiança nas técnicas e equipamentos acima da emoção, tecnicidade, racionalidade, serenidade e coragem, características tão necessárias para execução das ações especiais”, comentou o comandante, em nota.

A comunicação social do Baep informou que as maiores dificuldades foram os paradigmas, a confiança no equipamento acima da emoção, a racionalidade, o conhecimento de si próprio e os limites do corpo e da mente.

O Baep 10 foi criado em 26 de agosto de 2019 e atua em 52 municípios na região de Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Sumaré, cidades com população estimada em 3,2 milhões de habitantes. Está subordinado ao CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior).

A escolha da Escola Superior de Bombeiro para realizar o treinamento é porque é referência em salvamento em altura. Segundo o Baep, possui em seus quadros os instrutores mais gabaritados do estado e equipamento específico para esta prática.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também