quinta-feira, 25 abril 2024

Quadrilha é presa após assalto a joalheria

Cinco homens de uma quadrilha especializada em roubos a joalherias foram presos em Indaiatuba, ontem, menos de uma hora após terem cometido mais um assalto, desta vez na Joalheria La Salete, da Rua Fernando de Camargo, Centro de Americana. As joias roubadas foram apreendidas com os suspeitos, que ainda não tiveram as identificações reveladas pela Polícia Civil ou pelas Guardas Municipais.

A integração entre o Serviço da Inteligência da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana) com a Polícia Civil e com a GCM (Guarda Civil Municipal) de Indaiatuba foi decisiva para a prisão da quadrilha. O mesmo grupo é acusado de ter assaltado, em 26 de março, outra joalheria de Americana.

Dois veículos e uma motocicleta dos acusados estavam registrados no sistema de “Câmera Cidadã” da Guarda e foram flagrados saindo da cidade, minutos após o roubo dessa terça-feira, o que possibilitou que os ladrões fossem detectados pelo mesmo sistema em Indaiatuba.

Segundo a Polícia, além dos dois roubos em Americana, o grupo seria o responsável por um roubo a uma agência da Caixa Econômica Federal em Sumaré e contra duas joalherias nas cidades de Itu e Boituva, crimes ocorridos entre 20 de março e 12 de abril últimos.

Câmeras de segurança registraram os cinco assaltos e pelo menos um dos suspeitos, que utiliza um boné para tentar dificultar a identificação, aparece nas filmagens, havendo em alguns dos crimes revezamento de parceiros. Na primeira ação ocorrida em Americana, em março, os ladrões demonstraram extrema tranquilidade e um deles chegou até a guardar na cintura a arma que portava, enquanto uma funcionária da joalheria recolhia relógios e joias e colocava em um saco escuro, que seria levado pelo ladrão.

Na agência da Caixa, Centro de Sumaré, aparentemente o mesmo assaltante pega uma escada e a usa para pular o vidro blindado, dominar funcionários e roubar dinheiro dos caixas. Em Americana, minutos antes do roubo na joalheria do Centro, ontem, a Polícia Militar recebeu uma informação falsa de roubo em residência na região do bairro Frezarin, para onde até o helicóptero Águia da PM foi deslocado.

A investigação não descarta que a chamada tenha feito parte do plano da quadrilha para cometer o roubo, desviando a atenção da PM. Além da dupla que invadiu a joalheria, ao menos mais três homens participaram da ação e isso foi confirmado com as cinco prisões ocorridas em Indaiatuba, onde houve, além da apreensão das joias roubadas, também a de um carro Fox e de um Ford KA utilizados em outros roubos.

Uma motocicleta Titan, que também estava identificada pelo sistema de câmeras como sendo da quadrilha, foi apreendida em um estacionamento da região central de Americana. A Polícia tenta localizar ainda um veículo FIT e fazia diligências ontem nas cidades de Itu, Salto e Indaiatuba, onde morariam os suspeitos, com o objetivo de apreender produtos roubados nas outras ações da quadrilha.

Os cinco homens foram autuados em flagrante por roubo e associação criminosa e posteriormente passarão por Audiência de Custódia na Justiça, que decide se o flagrante será convertido em prisão preventiva por tempo indeterminado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também