domingo, 26 maio 2024

O melhor de Cartagena das Índias em poucas dicas

Cartagena, a cidade colorida e musical. Eu amei Cartagena das Índias, uma cidade romântica e cheia de charme, com arquitetura histórica muito bem preservada e banhada pelo azul do mar caribenho.

 

 
Dizem que quem vai a dois para Cartagena, volta em três. Tudo graças ao ar romântico da cidade.

As construções antigas em pedra, cores vibrantes, varandas floridas dão uma forcinha para o amor.

Enquanto estava lá bebendo no cais, presenciei um dos momentos mais românticos da minha vida, um pedido de casamento com direito a banda e charrete. Já quero um pedido assim pra mim!!!

 

 
Cartagena se encaixa em vários tipos de turistas, dos mais apaixonados em lua de mel aos vovôs que não dispensam uma boa viajem.

Calma, se você está solteiro e quer curtição, Cartagena é um destino cheio de festas e bons drinks!

A cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

 
Então, coloque um calçado muito confortável e aproveite para turistar caminhando pela Cidade Velha de Cartagena…  aproveite o dia e a noite. E nem adianta tentar andar de carro pelas ruas estreitas. É uma missão quase impossível!

Se precisar chamar o serviço de Uber, adianto que lá nunca funciona e as viagens sempre são canceladas pelos motoristas. Então, pegue os táxis que são bem em conta.

As construções, o clima, as baianas, me fez pensar em Salvador. É impossível não fazer esta associação.

Seria um orgulho ver Salvador tão bem cuidada… nosso povo merece um lugar assim.

 

O contraste entre a Cidade Velha, que é totalmente protegida por imensos muros, e a Cidade Moderna, com seus altos prédios e redes de hotéis e boutiques conhecidas mundialmente, torna tudo ainda mais interessante.

Por várias vezes me imaginei com uma roupa de baile e um belo chapéu no estilo europeu, caminhando com uma sombrinha de renda, em séculos passados.

Pelas ruas podemos ver antigos conventos, igrejas, comércios, residências, o castelo… acho tão prazeroso poder ter contato com aquilo que também faz parte da nossa história, a história da América Latina.

E pensa em uma cidade quente, abafada, e às vezes com uma leve garoa, leve mesmo, no final da tarde?! Então, não largue a sua garrafinha de água e proteja-se do sol, principalmente nos passeios até as ilhas.

SOBRE OS PASSEIOS:
Da marina de Cartagena você pode escolher dentre várias opções de passeios, passar o dia ou pernoitar nas mais de 27 ilhas do Arquipélago do Rosário.

Os passeios para visitar as ilhas próximas a Cartagena são relativamente baratos, entre R$ 100 e R$ 150, e valem muito a pena.

Praticamente todos incluem almoço nesse valor, além do transporte em lanchas rápidas e infraestrutura na praia. As embarcações geralmente partem do Muelle de La Bodeguita.

 

Entre os destinos que mais atraem turistas para terras colombianas estão as ilhas do mar do Caribe, como San Andrés e Providencia. A proximidade de diversas ilhas e a arquitetura colonial bem preservada.

Em média, é possível chegar a uma dessas ilhas da Colômbia em 1 hora de lancha – e você pode comprar nas agências da cidade e até mesmo no porto. Os passeios costumam sair pela manhã, em torno das 8h30. O retorno ocorre cedo, entre 14h30 e 15h30, dependendo das condições climáticas.

AH, O CAFÉ!
Sou incapaz de falar de um destino sem mencionar o café local, sou apaixonada neste néctar, fui poética agora (risos).

Café colombiano é muito bom, inclusive tive a oportunidade de experimentar vários drinks com café… não deixe de apreciar.

Existem diversos pontos de uma cafeteria chamada Juan Baldez. Como o clima lá é muito quente, experimente a versão gelada também.

Além de diversos tipos de café, eles também servem um rolinho de massa folhada com queijo no meio, conhecido como deditos de queso, maravilhoso. E o melhor, os preços são bem razoáveis.

 

 
Lá o povo gosta tanto de café que tem vários ambulantes com suas garrafas térmicas vendendo a bebida pelas ruas de toda a cidade. Mas cuidado com o assédio dos vendedores de rua… eles são insistentes e vivem errando a conta na hora do troco. Isso foi disparado o pior de Cartagena, aliás uma das poucas coisas que realmente me incomodou na cidade colombiana.

Quero aproveitar e dizer que em muitos roteiros tem a indicação de passar um dia na Playa Blanca, a principal da cidade. A praia não é bonita, a areia é escura e os ambulantes ficam o tempo todo tentando empurrar as coisas… uma caminhada pela orla é o suficiente para conhecer o local.

Sobre onde ficar, bem, isso é muito de gosto, né! Mas eu ficaria hospedada em Cartagena, na cidade antiga, aproveitaria o primeiro passeio de barco para conhecer as ilhas e depois voltaria nas mais agradáveis para passar o dia ou até mesmo pernoitar.

São muitos resorts incríveis e você vai acabar aproveitando muito mais as paisagens desta forma e economizando muito também, afinal os valores de hotéis em Cartagena são muito inferiores aos dos resorts.

Outro motivo para ficar hospedado na cidade é aproveitar a noite na cidade amuralhada que é sensacional e super badalada.

 

 
CHECK LIST
Não se esqueça para entrar na Colômbia:

Brasileiro não precisa de visto para entrar na Colômbia;

O RG é suficiente para entrar no país, desde que tenha sido emitido nos últimos 10 anos;

Levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia CIVP (ele tem validade vitalícia). Para emitir o seu, siga as instruções do site da Secretaria de Saúde, é gratuito;

Eu fui de São Paulo ao Panamá e depois direto para Cartagena das Índias;

Compre pesos colombianos no centro da cidade moderna, bem mais barato que no aeroporto ou em casas de câmbio no Brasil. A minha dica é: leve dólares e troque por pesos ( $1 dólar equivale a $3.108 pesos colombianos).

PAPO GARANTIDO
O bom e velho portunhol, super funciona em Cartagena e muitos falam inglês, então pode ficar tranquilo. E para você fazer bonito, algumas expressões típicas de lá:

Salir para rumbear = seria algo como ‘sair para festear’, ir para uma festa;

Chévere = legal, bacana;

Crispetas = pipoca (maíz = milho);

Rolo = pessoas de Bogotá;

Raponero = ladrão;

Qué Más/ Bien o qué? = como vai?;

Tinto = café.

CONHECENDO MAIS
O nome Cartagena das Índias é uma homenagem à Cartagena da Espanha. Fundada em 1533, a cidade teve um papel importante na administração e na expansão do império espanhol durante o período colonial, devido à presença dos vice-reis que ali habitavam.

Outro destaque é certamente o artesanato, que está presente em todos os cantos, bolsas e sandálias de trançado e pompons coloridos. Joias de ouro, prata e muitas pedras, a começar pelas estrelas do lugar: esmeraldas. Tramas, bordados, bolsas e sapatos de tear. Trabalhos de machetaria, pingentes e brincos no estilo pré-colombiano, colares de miçangas em maravilhosos trabalhos indígenas. Potes, cestos e bolsas de palha e os famosos e coloridos sombreiros vueltiao. Aproveite as compras… porém, quanto mais distante do miolo da cidade, mais baratas as peças ficam.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também