Home Cidades Morador de Americana cria app para reclamações e denúncias

Morador de Americana cria app para reclamações e denúncias

O aplicativo Americana Melhor existe desde o fim de agosto, mas começou a ganhar destaque com o início da campanha eleitoral
by Pedro Heiderich

Morador do Centro de Americana, o desenvolvedor de sistemas Daniel Antoniassi, 39, fez um aplicativo, o Americana Melhor, que reúne denúncias da população, de problemas cotidianos, para cobrar soluções da prefeitura. O aplicativo existe desde o fim de agosto, mas começou a ganhar destaque com o início da campanha eleitoral. 

Antoniassi frisa que o projeto não tem lado. “Não tem ligação política, partidária ou ideológica. Foi feito para cobrar a prefeitura, independente de quem seja o administrador”. 

O aplicativo tem ainda outras sessões, como a central de animais e pessoas desaparecidas. “Também é para ser utilizado como ferramenta de utilidade pública. E em breve teremos um espaço para divulgação direta de vagas de emprego na cidade”, explicou. 

A ideia do Americana Melhor surgiu por iniciativa e recursos próprios. “E em horário alternativo (madrugadas), para não prejudicar meu trabalho, desenvolvi o aplicativo em 20 dias intensos, foi algo apaixonante, é maravilhoso materializar uma ideia. O processo criativo é pura adrenalina.” 

Antoniassi diz que há alguns anos acompanha reclamações e opiniões dos americanenses que não são levadas em consideração. “Desenvolvi o aplicativo com o intuito de evidenciar os problemas de Americana, hoje há muita frustração. Esta ferramenta nasceu para evidenciar os problemas e dar voz à população”. 

O desenvolvedor de sistema conta que ficou encantado com a primeira denúncia. “É como ver um filho seu dar os primeiros passos”, contou. 

A adesão ao aplicativo estava “a passos de formiga” no início, com cerca de cinco downloads por dia, segundo o autor. Mas com o início da campanha e o problema de falta de água o aplicativo vingou. “Em três dias passamos a obter 300 usuários”. 

Desde 12 de setembro, cerca de 90% das denúncias são de falta de água. Com a obra de interligação feita pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) no início do mês, que “fechou” a água na cidade para realização de melhorias, a procura aumentou. 

“Pensamos em consolidar todas as denúncias, de antes da obra e entrar com ação no Ministério Público, para que algo realmente seja feito”, afirmou. 

Daniel explica que o aplicativo Americana Melhor é composto pelos módulos do usuário, que está disponível nas lojas de aplicativos; de mediação, “pois cada denúncia passa por aprovação, para evitar conteúdo inadequado ou fora do contexto”; e um terceiro que será entregue à prefeitura, para que a administração possa ter a oportunidade de dar a réplica sobre as denúncias realizadas pelos moradores de Americana, explica o idealizador. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This