Home Cidades MPT arquiva denúncia contra Toninho Forti no sindicato

MPT arquiva denúncia contra Toninho Forti no sindicato

Para o procurador do trabalho, não há irregularidade na eleição que levou Toninho Forti a presidir o sindicato
by Beatriz Costa

O MPT (Ministério Público do Trabalho) arquivou ontem denúncia feita contra o funcionário público Antonio Adilson Bassan Forti, o Toninho Forti, afastado da presidência do SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos de Americana) por decisão judicial.

A denúncia, apresentada no MPT e em ação coletiva, apontava que Forti não poderia representar a entidade por se tratar de servidor comissionado – argumento refutado pelo procurador do Trabalho, Marco Aurélio Estraiotto Alves, da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região. A defesa do sindicato vai utilizar o arquivamento para recorrer na ação.

Forti está afastado da presidência da entidade por decisão da Justiça do Trabalho de Americana, que apontou o descumprimento das normas do estatuto sindical. Segundo a ação, ele não poderia ser eleito nem participar da diretoria por ser um servidor comissionado (cargo de livre nomeação) e não concursado.

A decisão da 1ª Vara do Trabalho de Americana determinou que o vice Natalino de Oliveira Leocadio, o “Gatin”, assuma o comando e convoque novas eleições em 180 dias, além de anular os atos de Forti à frente da entidade.

Para o procurador do trabalho, não há irregularidade na eleição que levou Forti a presidir o sindicato. “O vínculo funcional do Sr. Antonio Adilson Bassan Forti em nada se assemelha às categorias dos cargos em comissão, funções de confiança ou contratações temporária que impediriam a sua condição de elegibilidade nos termos do Estatuto Social”, explicou.

O advogado do sindicato, Antonio Duarte Júnior, comemorou o arquivamento. “Ele entendeu exatamente o que defendo desde o inicio, de que o caso do Toninho não tem ilegalidade, pois não se enquadra no artigo 3º do Estatuto dos Servidores. Isso vai servir de elemento nos outros processos”, garantiu.

 

 

 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This