Home Cultura O espetáculo ‘Via Crucis’ está na reta final para a estreia

O espetáculo ‘Via Crucis’ está na reta final para a estreia

O elenco está ensaiando no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara, onde já estão praticamente prontos os cenários da apresentação que acontece entre os dias 17 e 21 de abril
by Alda Queiroz

Sob a direção artística de Otávio Delaneza, atores e técnicos se preparam para o espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste desde janeiro.

Na semana passada, o elenco iniciou os ensaios no cenário onde será a apresentação, no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara.

A poucos dias da estreia, a equipe finaliza a montagem de cenografia, arquibancada, marcações e coreografias.

Com entrada gratuita, a encenação acontecerá de 17 a 21 de abril, sempre às 20h.

Para a 22ª edição do espetáculo, Delaneza afirma que o novo espaço para as cenas da crucificação e da ressurreição de Jesus Cristo estão entre as principais novidades.

“Temos readequações, como a crucificação e a ressurreição, que serão feitas em outro lugar para favorecer ainda mais a concepção do espetáculo e a visão do público”, destaca.

Personagens bíblicos, Pôncio Pilatos e Cláudia Prócula (esposa de Pilatos) vão conduzir a narrativa da Paixão de Cristo.

Por isso, outra novidade para a edição desse ano será a ampliação do palácio que receberá os personagens.

“Será um cenário à parte para abraçar os narradores deste ano, que permanecerão grande parte do tempo em cena”, comentou o diretor.

Em uma etapa mais adiantada do processo de criação, o cenógrafo Kaê Payão coordena a equipe responsável pela confecção dos adereços das cenas.

A montagem dos trabalhos inclui a produção de uma biga romana (carroça de duas rodas), bandeiras que serão hasteadas para simbolizar a entrada em Roma e o barco para a cena dos pescadores.

Entre direção, produção e elenco, que é formado por atores profissionais e amadores, a montagem conta com, aproximadamente, 200 participantes.

Segundo a produção do espetáculo, a expectativa é de que a “Via Crucis” receba, em média, 27 mil espectadores.

INFRAESTRUTURA

Com a proposta de aproximar ainda mais a plateia do espetáculo, a sede das apresentações será, como no ano passado, o Novo Pátio da Usina.

Tendo uma visão privilegiada do palco, a arquibancada permanecerá na mesma disposição de 2018.

Além disso, como nos anos anteriores, comportará um espaço voltado a cadeirantes, idosos e gestantes.

“No ano passado, conseguimos ter um ótimo aproveitamento do espaço cenográfico e um ganho na encenação fazendo com que o público pudesse ter uma visão frontal do espetáculo, por isso, manteremos a arquibancada no mesmo local”, antecipou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

 

 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This