quinta-feira, 29 fevereiro 2024

Benaiah, 60 anos

Por Ailton Gonçalves Dias Filho 

No dia 1º de abril de 1962, um grupo de cristãos presbiterianos se reuniu com o propósito de organizar um abrigo para idosos. Era o momento fundante do Residencial Evangélico Benaiah, que está entrando na terceira idade, completando 60 anos de organização.

Ai daqueles que menosprezam os pequenos começos. O Benaiah, palavra hebraica que significa “edificado por Deus”, nasceu de uma necessidade. Os cristãos mencionados acima ficaram sabendo de uma idosa, dona Maria Coutinho, que não tinha onde morar.

O esforço inicial do grupo foi no sentido de encontrar um local onde pudesse ser construída uma modesta moradia. O grande benfeitor inicial foi o Sr. James Jones que, procurado pelo grupo, ofereceu a eles um terreno tão amplo que a ideia inicial se expandiu para a construção de algo maior que beneficiasse mais pessoas. O terreno ficava no bairro São Domingos. Foi lá que o Benaiah, enquanto abrigo de idosos, nasceu. A cidade de Americana abraçou com carinho o projeto. Nas casinhas da primeira sede tinham placas indicando o nome das famílias dos doadores de valores que possibilitavam a construção. Deus, o Soberano Senhor, usa pessoas para a realização de suas obras na história.

Assim, a construção foi possível graças ao agir soberano de Deus, motivando a solidariedade daquele grupo inicial; despertando um grupo maior na cidade de Americana que, abraçando o projeto, fez surgir o tão sonhado abrigo.

Hoje o Residencial Evangélico Benaiah é uma realidade que está completando 60 anos de organização. Um pequeno começo em 1962. Uma grande obra, um legado que já abrigou centenas de famílias representadas nos idosos que lá estão.

O tempo passou. Novos diretores aceitaram novos desafios! Um deles, a construção de uma nova sede, mais moderna, com mais espaços funcionais e com uma tipografia melhor. O primeiro terreno não era plano, dificultando a mobilidade dos idosos. Assim, em 2015, o Benaiah mudou para sua nova sede, ampla, linda, no bairro Terramérica.

Olhamos para trás e damos graças a Deus pela ousadia e visão daquele grupo inicial de cristãos abnegados. Gratidão sempre. Olhamos para o presente e damos graças a Deus pela diretoria atual, também abnegada na tarefa de continuação da vocação da instituição, o cuidado para com os idosos. Olhamos para o futuro com esperança de continuar sendo, aqui em Americana, referência na preservação da dignidade humana na terceira idade.

Parabéns Benaiah, 60 anos! Que Deus continue a abençoar tão querida instituição. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também