domingo, 8 dezembro 2024

Escola Dominical

No Brasil, essa Escola teve início com o casal de missionários Robert e Sarah Kalley 

AILTON GONÇALVES DIAS FILHO / PASTOR PRESBITERIANO

As igrejas protestantes sérias, desde o século 19, desenvolveram no Brasil o espaço da Escola Dominical. Surgida no final do século 18, com o trabalho do jornalista Robert Raikes, na Inglaterra, voltada para o ensino de crianças pobres com aulas de aritmética e linguagem, o jornalista também promovia o ensino de textos bíblicos e princípios cristãos para seus alunos.

No Brasil, essa Escola teve início com o casal de missionários Robert e Sarah Kalley, no dia 19 de agosto de 1855, com cinco crianças. Não podemos e nem devemos desprezar os pequenos começos. Faz parte da boa tradição das igrejas reformadas o espaço da Escola Dominical.

Mesmo depois de tanto tempo, continua sendo um espaço relevante para os nossos dias. 

Ela oferece um espaço para a formação cristã do indivíduo. Educa para a vida, é um agente de transformação da sociedade, preparando indivíduos conscientes e capazes de mudanças. É um espaço para o aprofundamento do conhecimento bíblico. A Escola Dominical tem um livro texto, a Bíblia Sagrada.

A reflexão, a construção do conhecimento à luz das Escrituras têm seu ambiente na Escola Dominical. Diria mais: as igrejas evangélicas que têm perdido o rumo no Brasil de hoje são igrejas que abandonaram a reflexão feita a partir da Escola Dominical. Quando abandonamos a reflexão e o conhecimento passamos a ser massa de manobra e de manipulação política. Voltemos à Escola. Ela é um espaço de integração social, num ambiente acolhedor e de comunhão, estimulando bons relacionamentos.

Nestes tempos difíceis que estamos vivendo, não tenho dúvidas sobre o valor deste espaço pedagógico das igrejas. Ele pode e deve ser transformador, libertador, participativo e totalmente contextualizado, tentando responder às inquietações do século 21 à luz de uma reflexão honesta das Escrituras Sagradas. Ela não oferece diplomação. Não há uma graduação. Na Escola Dominical aprendemos que nós até podemos deixar de ensinar, mas, de aprender, nunca.

Amanhã, dia 18 de setembro, é o Dia da Escola Dominical. Uma ideia que começou com crianças pobres na Inglaterra e que ganhou o mundo. Até hoje é um espaço pedagógico usado por Deus para transformar e mudar pessoas à luz do evangelho.

Quantos homens e mulheres valorosos passaram por esta Escola tão querida, aberta a todas as faixas etárias. Que ela continue em sua função de ser um espaço de reflexão e aprendizado das Escrituras Sagradas. É isso!.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também