sábado, 27 abril 2024

O GPS e o Natal

Por Reverendo Ailton Gonçalves Dias Filho

O GPS, sigla em inglês para o Sistema de Posicionamento Global, é um programa desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ele apresenta extrema eficácia na obtenção de informações referentes à localização e orientação geográfica. É capaz de proporcionar a posição geográfica em qualquer ponto do planeta.

Ao longo da história da existência humana sempre foram empregadas técnicas de localização por meio de fatores naturais como estrelas, sol, vento, formações rochosas etc. O firmamento, com seus astros, sempre foi elemento de orientação para nossos caminhos, nossas peregrinações e navegações.

O evangelho de Mateus é o único que registra a chegada dos magos do oriente à cidade de Jerusalém. Eles usaram a observação de uma estrela, um asteroide para chegar à Jerusalém. A estrela de Belém, como ficou conhecida, era possivelmente um cometa anunciando a chegada de um acontecimento ímpar que mudaria para sempre a história humana.

Gosto de pensar neste astro, a estrela de Belém, como um cometa da providência de Deus a guiar esses homens da ciência, os magos. Homens sábios, misteriosos, que sabem ler as estrelas. Nessa leitura, percebem uma movimentação diferente no firmamento. Algo está acontecendo. Não é um acontecimento qualquer. Não é um fato comum, corriqueiro. Não é uma simples movimentação de asteroides. É um GPS divino. É a movimentação do céu indicando um novo caminho para a terra.

O nascimento de Jesus Cristo é, sem sombra de dúvida, o maior e melhor acontecimento a ser noticiado. Deus nasce na terra dos homens. Deus se faz homem. O atemporal passa a ser temporal. O Deus Espírito passa a ter um rosto, um cheiro, uma etnia. O infinito se identifica com o finito. O Criador se identifica com a criatura. O Salvador vem ao encontro do pecador. O Verbo Eterno de Deus habitou entre nós, pleno de graça e de verdade.

O cosmos não poderia ficar passivo em face ao que estava acontecendo. Os astros não ficaram inertes. Tudo se movimenta. Os anjos vêm à terra, são os mensageiros de uma boa nova que atingirá todos os povos. “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu…”.

É Natal! Tempo de alegria. Tempo de proclamar novamente a melhor notícia do mundo: Jesus nasceu!! Que o GPS divino continue a guiar nossa vida e nossos relacionamentos.

Vem, Senhor Jesus! Vem sobre nós! Nasça em nossa vida!

É isso!

Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho

Pastor Presbiteriano 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também