sábado, 11 maio 2024

Oração da serenidade

 Por Ailton Gonçalves Dias Filho

Hoje já não é tão comum, mas, no passado, era comum as pessoas escreverem suas orações. Talvez a mais famosa seja a oração atribuída a São Francisco de Assis, depois do “Pai Nosso”, é claro.

Há também uma oração recitada e popularizada por grupos de apoios como os Alcoólicos Anônimos e Amor Exigente. Trata-se da também famosa “Oração da Serenidade”. Seu conteúdo completo é o seguinte: “Deus, conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para discernir uma da outra. Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse; confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar à sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao seu lado na eternidade”.

A oração é de autoria do teólogo Reinhold Niebuhr (1892 – 1971) e publicada pela primeira vez em 1937. Pessoalmente, conheci a oração em 1993 quando conheci o Amor Exigente – um grupo de apoio para famílias com dependência química. A oração nos disciplina na busca por serenidade diante das coisas que não podemos modificar. Por vezes precisamos enfrentar as adversidades sem perder a serenidade. Serenidade é a condição de estar em paz apesar das circunstâncias. Isto pode ser alcançado.

A oração também pede a Deus coragem. Coragem para modificar aquela situação que pode ser mudada. Mudar aquilo que deve ser mudado e está ao nosso alcance. A serenidade não pode estar divorciada da coragem.

A oração roga a Deus por sabedoria. Sabedoria para poder ter discernimento. Foi o que o rei Salomão pediu a Deus. Com sabedoria, ele discernir e decidir corretamente.

Neste ano de eleições vamos precisar destas três coisas: serenidade, coragem e sabedoria. Que o Senhor Deus, doador de boas dádivas, nos conceda todo o teor desta belíssima oração. Que ela se atualize em nossos lábios com fervor. Que tenhamos serenidade em meio às adversidades da vida. Que tenhamos coragem conduzindo nossas ações. Que não nos falte a sabedoria para poder viver com muito discernimento. Que com serenidade, coragem e sabedoria possamos ser protagonistas de um mundo melhor.

Que Deus nos dê esta graça!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também