A Pura Construtora e Incorporadora e o Grupo EcoPower oficializaram, nesta quinta-feira (18), uma parceria para o lançamento de empreendimentos imobiliários na região que terão a energia solar como grande diferencial. O evento aconteceu em um dos hangares do Aeroporto de Americana.
A união das empresas envolve a construção de condomínios residenciais, os quais serão comercializados com sistemas de energia solar integrados. Isso não apenas ajuda a reduzir os custos para os moradores, mas também promove a sustentabilidade ao gerar energia limpa para o meio ambiente.
Os empreendimentos da parceria entre Pura e EcoPower já têm presença confirmada em cidades da região. O Pura Residencial Santa Bárbara I, II e III está em fase de construção, com entrega prevista entre 2025 e 2026, oferecendo um total de 480 unidades. O lançamento do Pura Residencial Americana está programado para este semestre, com 188 unidades. Para o próximo ano, está planejado o lançamento de um condomínio semelhante em Sumaré.
Além destes empreendimentos, existem os Residenciais Jatobá e Manacá, em Americana, que também possuem os kits de energia solar.
O projeto compreende casas que se encaixam na faixa 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida, sendo imóveis de até R$ 350 mil, onde quem se enquadra nas características são as rendas familiares de até R$ 8.000/9.000.
Durante o lançamento, os gestores revelaram que o acordo entre as empresas surgiu na Festa do Peão de Americana. Cada uma com sua especialidade, as responsabilidades são divididas: a Pura encarrega-se da construção dos condomínios, enquanto a EcoPower fica responsável por toda a infraestrutura de energia solar.
“São duas empresas que nascem do mesmo sonho. Tanto a Pura, quanto a EcoPower, tinham o sonho de patrocinar rodeios. A gente vem com a ideia de mostrar que é possível em um evento como o rodeio unir forças de duas empresas que querem fazer algo diferente para levar para o consumidor final, que acaba sendo o beneficiado”, disse Anderson Oliveira, Sócio-fundador da EcoPower, rede de franquias fundada em Barretos.
ENERGIA SOLAR SINÔNIMO DE ECONOMIA
Os condomínios comercializados pela Pura e pela EcoPower terão fazendas solares instaladas na cobertura das áreas comuns e todas as casas contarão com kits de energia solar instalados sobre o telhado, tudo para levar mais conforto e economia aos moradores. Cada residência também terá um fogão de indução, economizando também nos custos com gás de cozinha.
De acordo com Anderson Oliveira, o sistema fotovoltaico instalado será capaz de produzir até 264 kWh de energia por mês. Em um estudo realizado pela empresa, uma família com dois adultos e duas crianças utilizam uma média de 240 kWh mensalmente.
Caso os compradores queiram aumentar a capacidade de geração de energia, o empreendimento contará com uma infraestrutura para futura instalação de placas solares adicionais.
Essa inovação permite que os clientes tenham uma economia de até 70% na conta de energia elétrica de suas casas. O valor pode chegar até 90%, caso o cliente opte por utilizar produtos que são movidos à energia solar. Além da economia financeira, essa alternativa oferece qualidade de vida e reforça a responsabilidade socioambiental, com a redução da emissão de carbono.
“Esse é o projeto da Pura, cada vez mais acompanhar o mercado, trabalhando com a sustentabilidade e trazendo novidades para o mercado da construção”, frisou o Diretor-geral da construtora, Denílson Araújo.
PRESENÇA DE ZEZÉ DI CAMARGO
A oficialização da parceria contou uma presença ilustre. O astro da música sertaneja, Zezé Di Camargo, é embaixador da EcoPower há dois anos e esteve presente em Americana.
“Vencedor” foi como Zezé definiu o projeto entre Pura e EcoPower. “Fiz uma usina (de energia solar) na minha fazenda. Eu tinha um custo de 4 a 5 mil reais por mês, hoje eu pago uma taxa de cento e pouco […] sem contar o benefício que traz para o ecossistema, se a gente não abraçar um projeto como esse estamos trabalhando contra nós mesmos”, relatou.
O cantor, que se apresentou na Festa do Peão de Americana no dia 9 de junho deste ano, disse que novidades podem surgir entre ele e a Pura.
A COMUNICAÇÃO DO PROJETO PURA E ECOPOWER
A Gerente Comercial do Grupo Pura, Laís Sachetto, foi uma das responsáveis por comunicar a união das empresas. Ela explica que apresentar o projeto é tão importante quanto colocá-lo em prática.
Sachetto destacou o bom convívio entre as instituições como chave da ação. “O trabalho de equipe diz muito. Nós trabalhamos junto com o pessoal da EcoPower para, de fato, desenvolver um trabalho desde o início da campanha até a entrega das unidades”, disse.
Para o lançamento dos residenciais, a atuação continua a mesma, focando na qualidade de entrega dos imóveis com os kits homologados.
A EXPANSÃO É O FOCO DOS PRÓXIMOS PASSOS
Com anúncios já realizados ou programados para Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Sumaré. O trabalho entre Pura e EcoPower é evoluir e levar esta solução sustentável e econômica para os quatro cantos do país.
A afirmação foi feita pelos próprios gestores. “A nossa ideia é plantar semente para mostrar que é possível fazer com que todos tenham acesso a soluções sustentáveis”, expôs Anderson Oliveira.
O presidente do Grupo Pura, Givaldo Araújo, afirmou que vários projetos já estão em fase de aprovação em outras cidades. “O objetivo da Pura Construtora com a EcoPower é seguir com esse projeto para o país inteiro”.