Home Brasil + Mundo País fecha mais 331 mil vagas de trabalho em maio e total no ano supera 1,1 milhão

País fecha mais 331 mil vagas de trabalho em maio e total no ano supera 1,1 milhão

Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
by Agência Brasil

Prejudicado pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, o emprego formal registrou, em maio, o terceiro mês seguido de desempenho negativo no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 331.901 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados no último mês no país. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. 

Apesar do encolhimento do emprego formal, houve melhora em relação a abril, quando haviam sido fechados 860.503 postos. 

A retração de empregos já totaliza 1.144.118 de janeiro a maio.  Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados fecharam empregos formais em maio. 

A estatística foi liderada pelos serviços, com a extinção de 143.479 postos, seguido pela indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com 96.912 postos a menos. Em terceiro lugar, vem o comércio com o fechamento de 88.739 postos de trabalho. 

O nível de emprego diminuiu na construção civil com o fechamento de 18.758 postos. Somente o grupo que abrange agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura criou empregos com carteira assinada no mês passado, com a contratação de 15.993 pessoas. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This