Home Cidades Pandemia apressa obra em PS de Santa Bárbara

Pandemia apressa obra em PS de Santa Bárbara

A unidade foi adaptada, e recebe equipamentos de atenção emergencial aos possíveis pacientes de Covid-19
by Rogério Verzignasse

A pandemia do coronavírus obrigou a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste a mudar o cronograma de obras na reforma do Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, na Zona Leste. E as mudanças não se limitam a antecipar a inauguração, inicialmente marcada para o fim do semestre. 

A unidade foi adaptada, e recebe equipamentos de atenção emergencial aos possíveis pacientes de Covid-19. Sete respiradores, por exemplo, não faziam parte de instrumentos previstos, mas se tornaram essenciais para o enfrentamento da doença e já foram adquiridos. 

Além disso, a unidade – que atende em média 500 pessoas diariamente – vai ampliar em pelo menos 50% o número de médicos no plantão. Tudo pensando no aumento esperado de pacientes à procura de assistência médica no pico das contaminações. 

O Afonso Ramos atende a população desde 1996, mas é a primeira vez que passa por uma grande intervenção.

“Ao mesmo tempo que investimos na ampliação das dependências, vamos aprimorar os serviços prestados”, disse o prefeito Denis Andia. 

NOVA ESTRUTURA   

Na prática, a cidade vai ganhar um novo PS, com mais consultórios, além da implantação de setor pediátrico na unidade de urgência e emergência. É um melhoramento inédito. Além disso, o pronto-socorro será referência para o atendimento odontológico de urgência e emergência na cidade. 

Desde fevereiro, foram executados serviços de hidráulica, elétrica e novo piso vinílico. Serão implantados nova sala de urgência, emergência e semi-intensiva, além de ampliados os leitos de observação. 

A reforma do pronto-socoro já era planejada desde o ano passado, e fazia parte de um cronograma de intervenções em toda a rede pública de Saúde. A primeira unidade reformada foi o PS Edson Ramos, na região central, inaugurado em outubro. 

Mas o noticiário alarmante que tomou conta do planeta obrigou o prefeito a determinar que as obras na Zona Leste fossem aceleradas. Nesta semana, os operários já concluem a pintura das repartições internas. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

OBRA | Pintura do PS deve ficar pronta nesta semana

Desde 2013, a Administração municipal executa investimentos com o propósito de modernizar a estrutura da Saúde. No período, cresceu de 98 para 170 o número de médicos contratados. Houve ampliação e reformas das unidades básicas, além da construção de oito novas UBS. O número de ambulâncias foi triplicado e quase R$ 10 milhões foram investidos na compra e equipamentos para exames. A cidade ganhou um novo centro de especialidades, uma clínica para dependentes químicos e vai entregar um novo centro de exames e diagnóstico. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This