Home Cidades Pela primeira vez, nove candidatos

Pela primeira vez, nove candidatos

Desde a redemocratização nos anos 80, Americana nunca teve tantos postulantes ao cargo máximo do Executivo
by Pedro Heiderich

Americana tem o maior número de candidatos a prefeito desde o fim da ditadura militar, em 1985. Para as eleições deste ano, o município conta atualmente com nove candidatos. É ainda a primeira eleição com não só uma, mas três mulheres como candidatas.

Na primeira eleição após a redemocratização, em 1988, foram quatro candidatos e quem venceu foi Waldemar Tebaldi, então no PT.

Foram seis candidatos a prefeito na cidade em 1992, quando Frederico Polo Muller foi eleito pelo PMDB. Também havia quatro candidatos quando Tebaldi voltou ao cargo, já pelo PDT, em 1996, e novamente quatro em 2000, quando o médico foi reeleito.

Em 2004, Erich Hetzl foi prefeito pelo PDT após vencer três adversários. Em 2008 e 2012, Diego De Nadai (PSDB), foi eleito dentre cinco e três candidatos, respectivamente. Nas últimas eleições, em 2016, Omar conquistou a vaga pelo PMDB, contra outros três candidatos.

As eleições deste ano em Americana também contam com quatro vereadores buscando o cargo de prefeito e dois como vice.

Rafael Macris é o candidato do PSDB, com Ricardo Molina, do Republicanos, como vice. A coligação tem ainda PTC, PSC, PRTB, DEM, Avante, PTB, Pros e Progressista.

Chico Sardeli é o candidato do PV, com Odir Demarchi, do PL, como vice. PSB e Cidadania também fazem parte da coligação.

Maria Giovana é a candidata a prefeita pelo PDT, com Welington Rezende, do Patriota, de vice e conta com apoio também do Rede Sustentabilidade.

Pelo MDB, que vive conflito interno e cuja candidatura própria hoje não é garantida (leia texto abaixo), Alfredo Ondas é o candidato, com Erich Hetzl, do Podemos, de vice. Eles aguardam decisão da Justiça.

Cinco partidos vão de chapa pura. O PSL, com o ex-vereador Luiz Antonio Crivelari e Cláudia Leal de vice. O Solidariedade, com o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, e Kelly França de vice. O PSD, com Talitha De Nadai e Douglas Trindade de vice. O PSol, com Adriano de Oliveira e Adriana Abreu de vice. E o PT, com Lurdinha Ginetti e Fernando Alvetti como vice.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This