sábado, 15 junho 2024
FORAGIDOS

168 presos de ‘saidinha’ não retornam aos presídios da região

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, 97 detentos não voltaram às unidades prisionais de Campinas e 71 são fugitivos de Hortolândia; Em Americana não houve concessão de benefício
Por
Henrique Fernandes
Foto: Reprodução

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou, nesta sexta-feira (23), que 168 presos não retornaram aos presídios da região após receberem o benefício da saída temporária, a ‘saidinha’, no dia 13 de junho. Os detentos deviriam voltar às unidades prisionais até a última segunda-feira (19).

O CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana não concedeu nenhum benefício. Dos 2,1 mil detentos na cidade de Campinas, 97 não retornaram. Em Hortolândia, o Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 1,5 mil presos e 71 estão foragidos.

Sumaré é a única cidade da região que não há fugitivos porque os 97 detentos cumpriram a ordem de retorno. O benefício da saída temporária é concedido aos detentos em regime semiaberto que foram avaliados com bom comportamento e que já cumpriram 1/6 da pena, no caso dos réus primários ou 1/4, no caso dos reincidentes.

“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no Estado de São Paulo, conforme portaria DEECRIM 02/2019”, informou a SAP.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também